O estímulo às práticas de aprendizagem criativa e a formação pedagógica dos profissionais da rede municipal de São Bernardo ganharam um reforço nesta semana com a realização da formação “Possibilidades em Aprendizagem Criativa na Educação Infantil”, realizada no Cenforpe.

Ao todo mais de 100 escolas da rede municipal participaram das oficinas e discussões sobre projetos de aprendizagem criativa que podem ser aplicados em sala de aula. As oficinas voltadas para diretores e coordenadores pedagógicos contaram com demonstrações de ferramentas como brinquedos de programação, scratch júnior e atividades desplugadas, entre outras.

O principal objetivo da formação é fornecer possibilidades de trabalhos pedagógicos e sua adequação aos investimentos em novos equipamentos, por parte das escolas.

A abordagem educacional de São Bernardo ganhou, a partir de 2019, investimento descentralizado para aquisição de materiais para instituição de projetos de aprendizagem criativa como kits de robótica, materiais de encaixe e placas de arduíno, entre outros.

As unidades escolares também podem utilizar a partir de 10% dos recursos da APM (Associação de Pais e Mestres) para investir na iniciativa. Além disso, oito escolas municipais – escolhidas como polo em Aprendizagem Criativa - espalhadas em diferentes bairros receberão um aporte de mais R$ 20 mil reais para compra de materiais mais robustos, como uma impressora 3D. O investimento total é de R$ 1,8 milhão.

QUALIDADE - Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, os esforços para qualificação da rede municipal de ensino são constantes. “Temos a preocupação de oferecer Educação de qualidade. O incentivo à aprendizagem criativa é uma inovação importante e torna necessária a preparação de todo o corpo de profissionais de cada escola da nossa rede”, pontuou.

O diretor da EMEB Professora Alice do Lago Gonçalves Salvador, Francenildo de Sousa Barbosa, participou da formação e destacou as ideias discutidas. “Gostei da atividade. Tem uma parte teórica importante e aliada com as oficinas oferecem uma boa base para a aplicação desses projetos. Como a aplicação da minha escola será para o ensino infantil, é importante ter uma ideia precisa dos materiais que podem ser comprados para o desenvolvimento da aprendizagem criativa”, afirmou.

WhatsApp Image 2019 05 03 at 11.26.24