Sábado, 27 de Abril de 2024
Prefeitura de São Bernardo anuncia criação de centro municipal de educação integral

Equipamento será instalado em área cedida pela Universidade Metodista, na Avenida Senador Vergueiro, com capacidade para atender até 1.300 estudantes do Ensino Fundamental

A Prefeitura de São Bernardo tomou posse, nesta quinta-feira (22/2), de imóvel cedido pela Universidade Metodista, na Avenida Senador Vergueiro, no Centro da cidade. O campus universitário dará lugar a um centro municipal de educação integral com capacidade para atender até 1.300 estudantes do Ensino Fundamental. A transferência do imóvel é resultado de acordo firmado entre a instituição de ensino superior e a Administração pública a fim de regularizar as dívidas da universidade com o município por meio do Programa de Regularização Tributária (PRT), da Secretaria de Finanças.

O início do funcionamento do novo centro está previsto para agosto, com 1.000 alunos matriculados dentro do Programa Educar Mais, criado em 2017, e que oferece jornada escolar de nove horas diárias, com quatro refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, e jantar) e currículo diferenciado, agregando às disciplinas tradicionais da Base Nacional Comum Curricular aulas de inglês e italiano, educação ambiental, iniciação científica, robótica e música, por exemplo.

“Mais um patrimônio importante está sendo integrado ao nosso município por meio desse acordo conjunto construído com a colaboração de diversas secretarias e que traz benefícios para todas as partes. A Metodista se livrou de uma dívida, um campus que estava desativado agora dará lugar a um centro municipal de educação integral, mantendo a vocação educacional do espaço e ampliando nossa política de ensino em tempo integral, preparando nossas crianças para o futuro”, destaca o prefeito Orlando Morando.

Secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini observa que esse novo marco para a educação municipal é fruto de trabalho compromissado da gestão do prefeito Orlando Morando. “Vamos, a partir de agora, iniciar o processo de adequação desse espaço, que foi construído para atender estudantes adultos, para transformá-lo num ambiente destinado às nossas crianças. Em paralelo, temos o trabalho interno de preparação do remanejamento dos 1.000 estudantes que hoje estão em unidades de ensino parcial para este centro municipal de educação integral a partir de agosto, após o recesso escolar”, diz.

AVANÇO NO ENSINO INTEGRAL – A educação municipal de São Bernardo conta, atualmente, com 62% das unidades escolares dentro da política de educação em tempo integral, contemplando 32% dos estudantes matriculados. O cenário supera a meta 6 estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (PNE), que determina a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

PRT – O Programa de Regularização Tributária (PRT) vigorou entre outubro e dezembro de 2023 com o objetivo de facilitar a regularização de débitos relacionados a tributos municipais por parte de pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa ofereceu aos contribuintes a oportunidade de negociar dívidas com descontos em juros e multas.

ESTRUTURA – O terreno cedido pela Metodista ao Município fica na Avenida Senador Vergueiro, 1.301, esquina com a Rua João de Azevedo, e ocupa área de 13.379,80 metros quadrados, sendo 6.289,51 metros quadrados de área construída. O campus, desocupado desde 2020, conta com dois blocos, compostos por salas, auditório, refeitório, estacionamento e sanitários, além de copa, vestiário e áreas de administração.

Fonte: Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo