Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Visitas a espaços culturais complementam ações formativas de educadores em São Bernardo

 

Roteiro Educador destinado aos profissionais da Educação conta com rotas diversas no Grande ABC e Capital, como Parque Estoril, Museu de Arte Moderna, Museu da Língua Portuguesa, entre outras

 

Educar para além dos muros da escola. São Bernardo, como cidade educadora, mantém política consolidada que visa educar na cidade, com a cidade, para a cidade. Um dos exemplos práticos é o Programa Roteiro Educador para Educadores, ação formativa destinada aos profissionais da Educação, que promove visitas monitoradas a espaços culturais do Grande ABC e da Capital, como é o caso do Parque Natural Municipal Estoril, Museu de Arte Moderna, Museu da Língua Portuguesa, entre outros.

Os encontros ocorrem sempre aos sábados, com duração média de seis horas. Para participar do roteiro, os educadores realizam inscrição prévia por meio de formulário interno disponibilizado pela Secretaria da Educação. São 45 vagas para cada uma das 24 rotas ofertadas ao longo do ano. No próximo sábado (20/5), os educadores terão opção de visitar o Centro Cultural Banco do Brasil para conferir a exposição “Marc Chagall – Sonho de Amor” e palestra com uma psicopedagoga especialista em educação inclusiva, além do Museu da Favela, o Parque Natural do Estoril ou o Teatro SESI-SP para acompanhar a peça “Kafka e a Boneca”.

Outras rotas realizadas são o Rota São Bernardo do Campo (Parque Chácara Silvestre, Parque da Juventude Cidade Maróstica, Fábrica de Cultura 4.0, entre outros), Calçada do Lorena, Paço das Artes, Museu do Instituto Biológico - Planeta Inseto, Theatro Municipal de São Paulo, Museu da Imigração, Billing's Tour, Museu da Língua Portuguesa, Museu Catavento, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Parque do Carmo, Museu de Arte Contemporânea – USP, Museu do Futebol, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Memorial da América Latina e Parque Ibirapuera.

“O intuito desses roteiros é favorecer a renovação de ideias dos profissionais da educação, ajudando a ampliar práticas educativas, torná-las mais interessantes e atraentes e estimular o aprendizado colaborativo com a prática de troca de experiências entre colegas, o que enriquece ainda mais o aprendizado dentro e fora da sala de aula”, observa a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

ROTEIRO PARA ESTUDANTES – A Secretaria de Educação de São Bernardo já mantém, desde 2019, o Roteiro Educador para estudantes. Sob a ótica de transformar a cidade em uma grande sala de aula, a ação busca promover a experiência educacional a partir de visitas monitoradas a diferentes espaços do município. Atualmente, são oito roteiros destinados aos estudantes, de acordo com cada faixa etária: Sons de SBC, A Vida no Jardim, Centro de Reflexão de Trânsito (CRT), Parque Natural Municipal do Estoril, Arena Olímpica de São Bernardo, Pinacoteca de São Bernardo, Rota SBC e Cidades Irmãs de São Bernardo.

CIDADES EDUCADORAS – São Bernardo integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2008, integrando time de 500 municípios, distribuídos em 36 países, que buscam a melhoria de vida de seus cidadãos através do desenvolvimento de projetos em diversas frentes.

Por  Natália Fernandes 

Fonte: Site do Município de São Bernardo do Campo


© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.0 - Abril/2024