Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

Desafios Matemáticos

Objetivo: Propiciar momento lúdico e instigante através de desafios matemáticos.

Orientação: Leia com atenção e registre suas respostas. Você poderá realizar a atividade junto com sua família.

Responda com atenção:

1)Você encontrou uma caixa de fósforos com apenas um palito. Num quarto há uma vela, um lampião e uma lenha. Qual você acenderia primeiro? Justifique sua resposta!

Você conhece o número mágico?

1089 é conhecido como o número mágico.

Veja o motivo: Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.

Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior: 875 - 578 = 297

Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico)

Aviso: lembramos que devem ser usados três dígitos no cálculo. Exemplo: 574 - 475 = 099

099 + 990 = 1089

Agora é a sua vez! Caso seja necessário, utilize uma calculadora e depois registre os números que investigou!

2) Desafio de lógica: Dia de prova

Hoje foi dia de prova para Fausto e outros dois estudantes. Cada um deles fez prova de uma disciplina diferente e levou um tempo distinto para realizá-la. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome dos estudantes, a disciplina de que cada um deles teve prova e em quanto tempo a terminaram.

1. Ricardo fez sua prova em 45 minutos.
  2. Um estudante fez a prova de Português em 35 minutos.
  3. Fausto fez prova de Matemática.

3) Quadrados Mágicos:

Preencha os espaços vazios de maneira que os resultados das somas em todas as direções sejam iguais a os indicados.

4) Triângulos Mágicos:

a) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 9.

b) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 10.

5) Atividades com Palitos:

a. Fazer de 3 quadrados 2, retirando dois palitos:

Registre suas tentativas:

b.Fazer de 5 quadrados 3, retirando três palitos:

Registre suas tentativas:

6)Quantos triângulos têm a pirâmide?

FOLHA DE RESPOSTAS:

1. O palito de fósforo

3 - Quadrados Mágicos:

4 - Triângulos Mágicos:

5 - Atividades com Palitos:

6 - Quantos triângulos têm a pirâmide? 27

Referência Bibliográfica:

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A UTILIZAÇÃO DE DESAFIOS PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Curitiba: SEED-PR, 2016.

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024