Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

Descrição da atividade: 

O aluno deve identificar alguns aspectos referentes a formação da sua família e a relação com cidade de São Bernardo do Campo.


A família e a cidade

Você sabia que...

A formação da população de nossa cidade é bem diversa, com famílias de pessoas de diferentes partes do mundo?

 

1º) Leia o texto abaixo, junto com seus familiares, e observe os dados da história da nossa cidade:

 

Um relatório de 1907 feito pela Agência de Colonização mostra que nas linhas residiam 403 famílias, sendo 239 italianas, 60 brasileiras, 53 polaco-russos, 22 austríacas, 19 alemãs, 3 portuguesas, 2 árabes, 1 húngara, 1 espanhola, 1 francesa, 1 suíça e 1 cubana.

O crescimento populacional ocorrido em função da imigração foi uma das justificativas que permitiram que a freguesia pleiteasse sua autonomia em relação à cidade de São Paulo, o que de fato ocorreu treze anos após o estabelecimento do primeiro núcleo colonial.  

Em 12 de Março de 1889, a lei n.38 foi sancionada pelo Presidente da Província, Pedro Vicente de Azevedo, oficializando-se assim a criação do Município de São Bernardo.

A inauguração da Via Anchieta, em 1947, marca o início de uma fase de acelerado crescimento em São Bernardo. Incentivadas pelas facilidades logísticas proporcionadas pela estrada, pela presença de mão-de-obra razoavelmente qualificada na região e também por alguns incentivos fiscais concedidos, um grande número de empresas estrangeiras se instala na cidade. Em consequência da vinda de gigantescas indústrias automobilísticas como a Ford, Scania e Volks e de múltiplas fábricas de autopeças como a Perkins, Gemmer e Mangels, a cidade converte-se, nas décadas de 50, 60 e 70, num dos principais polos industriais do país, atraindo enorme contingente de mão-de-obra que elas absorviam (contingente este que aumentava exponencialmente com a chegada de migrantes de várias regiões do país).

Rapidamente a pequena vila do início do século XX deu lugar a uma grande metrópole: o número de habitantes que era de 29 mil em 1950, alcançou em 1980 a marca dos 425 mil, dos quais 292 mil eram migrantes, conforme indicava o censo do IBGE realizado naquele ano. Segundo o mesmo censo, até aquele momento os maiores centros exportadores de migrantes para a região haviam sido o próprio estado de São Paulo (54,6 % do total da migração interna), Minas Gerais (14,6%), Bahia (7,4%), Pernambuco (5,4%), Paraná (5,3%) e Ceará (3,8%). Entre as regiões, o sudeste respondia por 68% do total da migração interna e em seguida vinham o nordeste (24%), o sul (6,1%), o centro-oeste (0,8%) e o norte (0,2%).

(Fonte: https://www.saobernardo.sp.gov.br/ja/historia-da-cidade)

 

Você observou que não é apenas de outros países que as pessoas vieram para morar em São Bernardo do Campo?


2º)  Ouça, com sua família, a música do vídeo do grupo Palavra Cantada que conta a história dos pais de uma criança.


3º)  Agora que ouviu a música, pergunte a seus familiares de que lugar do Brasil, ou do mundo eles vieram.

Tente localizar nos mapas esse lugar, apontando onde encontrá-los. Pode ser o país ou, se for o Brasil, o Estado.

Mapa Mundí