Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

CIÊNCIAS HUMANAS - O COMÉRCIO

 

OBJETIVOS: 

Hoje, quando precisamos ou desejamos comprar algo, podemos ir as feiras, supermercados, lojas, shoppings ou, até mesmo utilizar lojas virtuais. Para pagar por um produto, podemos usar dinheiro, cheque, cartão ou aplicativos. A maneira como as trocas comerciais são feitas, no entanto, passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Entretanto, como era o comércio nas primeiras comunidades humanas?

ATIVIDADE:

  1. Leia o texto cujo título é “A origem do comércio”:

A origem do comércio

Hoje, quando precisamos ou desejamos comprar algo, podemos ir as feiras, supermercados, lojas, shoppings ou, até mesmo utilizar lojas virtuais. Para pagar por um produto, podemos usar dinheiro, cheque, cartão ou aplicativos. A maneira como as trocas comerciais são feitas, no entanto, passou por muitas mudanças ao longo do tempo.

Entretanto, como era o comércio nas primeiras comunidades humanas?

Há mais de 6.000 anos, os primeiros grupos familiares que conviviam apenas entre si praticavam a agricultura de subsistências e cultivavam apenas os alimentos necessários para seu sustento.

Assim como o cultivo agrícola, a criação de animais também era feita apenas para garantir a sobrevivência do grupo, produzindo alimento, lã ou couro. À medida que as técnicas agrícolas se aperfeiçoaram, a produção aumentou, gerando mais alimentos que o necessário. Esse excedente passou a ser trocado entre os diferentes grupos familiares. Desse modo, os alimentos cultivados e os animais criados podiam ser trocados por outros itens que não eram produzidos por aquele

grupo.

Trocas diretas - Nesse período, faziam-se trocas diretas entre produtos. Isso significa que um grupo familiar que produzia mais cereais do que era capaz de consumir, podia trocá-los, antes que se estragassem, com outro grupo que tivesse muitos animais, por exemplo.

As próprias mercadorias eram usadas como moeda e nem sempre havia diferença de valor entre elas. Essas trocas evitavam o desperdício e aumentavam a diversidade alimentar de cada família (EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA, 2017).

  1. Agora que você sabe que as primeiras comunidades humanas faziam trocas diretas de mercadorias, responda as questões a seguir em seu caderno ou em uma folha avulsa:
  1. Explique o que é a agricultura de subsistência.
  2. Como eram feitas as primeiras trocas comerciais? 
  3. Pense em produtos que são trocados entre seus familiares (por exemplo, peças de roupas) nos dias de hoje e os escreva abaixo.
  4. Leia as afirmações a seguir e escreva (V) para verdadeiro de (F) para falso.

(   ) As trocas de produtos começaram apenas há 200 anos.

(   ) O desenvolvimento das técnicas agrícolas favoreceu a troca de produtos entre os grupos familiares.

(   ) A economia de subsistência tem por objetivo a venda de grande quantidade de produtos.

(   ) As trocas de produtos aumentaram a diversidade da alimentação das famílias das primeiras comunidades.

 

3 – Leia os textos abaixo: 

Novas relações de produto

A maior oferta de alimentos possibilitou a melhoria das condições de vida e de alimentação dos grupos humanos, que se tornaram cada vez mais numerosos. O aumento das trocas favoreceu, também, o surgimento de uma produção agrícola voltada para o comércio. Neste período, ferramentas, utensílios de cerâmica e vestimentas passaram a ser produzidos com o objetivo da troca.

Nos grupos maiores, cada membro da família ficava responsável por uma tarefa.

Assim, teve início a especialização do trabalho: enquanto alguns trabalhavam nas plantações, outros se dedicavam a produzir tecidos ou a cuidar dos animais.

Trocas de valores

Aos poucos, os grandes grupos passaram a estabelecer valores diferentes para cada tipo de produto, conforme o tempo necessário para o produzir. Se uma atividade ou um produto necessitava de certa quantidade de tempo de trabalho, cada um deles teria um valor específico, por exemplo, um agricultor arava, semeava e irrigava a terra e depois de alguns meses colhia o cereal. Um artesão levava semanas para lavar, cortar e costurar o couro do animal para fazer um par de sapatos. Um caçador, por sua vez, poderia abater várias aves para consumo em um único dia, mas ainda assim ele precisa esperar a época adequada para caçar.

De acordo com está ideia de igualdade ou equivalência, entre diferentes produtos, um caçador precisa oferecer três aves para receber em troca um fardo de trigo, por exemplo. Quatro cestos de peixe poderiam corresponder a um par de sapatos feitos pelo artesão. Não se esquecendo que também havia troca direta de um produto para o outro (EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA, 2017).

4 - Agora que você sabe como primeiras comunidades humanas valoraram as suas mercadorias, responda as questões a seguir em seu caderno ou em uma folha avulsa:

  1. Como os grupos estabeleceram os valores para os produtos que trocavam entre si?
  2. Encontre no diagrama o nome de alguns produtos utilizados nas primeiras trocas comerciais e anote as palavras em seu caderno. 

ATÉ MAIS!!

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Versão: 2.6.1 - Junho/2024