MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação
EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________
NOME: ________________________________________________TURMA:_________
Desafios Matemáticos
Objetivo: Propiciar momento lúdico e instigante através de desafios matemáticos.
Orientação: Leia com atenção e registre suas respostas. Você poderá realizar a atividade junto com sua família.
Responda com atenção:
1)Você encontrou uma caixa de fósforos com apenas um palito. Num quarto há uma vela, um lampião e uma lenha. Qual você acenderia primeiro? Justifique sua resposta!
Você conhece o número mágico?
1089 é conhecido como o número mágico.
Veja o motivo: Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior: 875 - 578 = 297
Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico)
Aviso: lembramos que devem ser usados três dígitos no cálculo. Exemplo: 574 - 475 = 099
099 + 990 = 1089
Agora é a sua vez! Caso seja necessário, utilize uma calculadora e depois registre os números que investigou!
2) Desafio de lógica: Dia de prova
Hoje foi dia de prova para Fausto e outros dois estudantes. Cada um deles fez prova de uma disciplina diferente e levou um tempo distinto para realizá-la. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome dos estudantes, a disciplina de que cada um deles teve prova e em quanto tempo a terminaram.
- Ricardo fez sua prova em 45 minutos.
- Um estudante fez a prova de Português em 35 minutos.
- Fausto fez prova de Matemática.
3) Quadrados Mágicos:
Preencha os espaços vazios de maneira que os resultados das somas em todas as direções sejam iguais a os indicados.
4) Triângulos Mágicos:
a) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 9.
b) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 10.
5) Atividades com Palitos:
a. Fazer de 3 quadrados 2, retirando dois palitos:
Registre suas tentativas:
b.Fazer de 5 quadrados 3, retirando três palitos:
Registre suas tentativas:
6)Quantos triângulos têm a pirâmide?
FOLHA DE RESPOSTAS:
- O palito de fósforo
3 - Quadrados Mágicos:
4 - Triângulos Mágicos:
5 - Atividades com Palitos:
6 - Quantos triângulos têm a pirâmide? 27
Referência Bibliográfica:
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A UTILIZAÇÃO DE DESAFIOS PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Curitiba: SEED-PR, 2016.