Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

Desafios Matemáticos

 

Objetivo: Propiciar momento lúdico e instigante através de desafios matemáticos.

Orientação: Leia com atenção e registre suas respostas. Você poderá realizar a atividade junto com sua família.

 

Responda com atenção:

1)Você encontrou uma caixa de fósforos com apenas um palito. Num quarto há uma vela, um lampião e uma lenha. Qual você acenderia primeiro? Justifique sua resposta!




Você conhece o número mágico?

1089 é conhecido como o número mágico. 

Veja o motivo: Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875. 

Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior: 875 - 578 = 297 

Agora inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico) 

Aviso: lembramos que devem ser usados três dígitos no cálculo. Exemplo: 574 - 475 = 099 

099 + 990 = 1089

Agora é a sua vez! Caso seja necessário, utilize uma calculadora e depois registre os números que investigou!




 

 

 

2) Desafio de lógica: Dia de prova 

Hoje foi dia de prova para Fausto e outros dois estudantes. Cada um deles fez prova de uma disciplina diferente e levou um tempo distinto para realizá-la. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome dos estudantes, a disciplina de que cada um deles teve prova e em quanto tempo a terminaram. 

  1. Ricardo fez sua prova em 45 minutos. 
  2. Um estudante fez a prova de Português em 35 minutos. 
  3. Fausto fez prova de Matemática.

 

3) Quadrados Mágicos: 

Preencha os espaços vazios de maneira que os resultados das somas em todas as direções sejam iguais a os indicados.


4) Triângulos Mágicos: 

a) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 9.


b) Coloque os números do 1 a 6 nos círculos, sem repeti-los, de maneira que a soma seja 10.

 

5) Atividades com Palitos:

a. Fazer de 3 quadrados 2, retirando dois palitos:




Registre suas tentativas:

 





b.Fazer de 5 quadrados 3, retirando três palitos: 






Registre suas tentativas:










6)Quantos triângulos têm a pirâmide?








 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


FOLHA DE RESPOSTAS:

  1. O palito de fósforo



3 - Quadrados Mágicos:




4 - Triângulos Mágicos:




5 - Atividades com Palitos:





6 - Quantos triângulos têm a pirâmide? 27

 

 

 

Referência Bibliográfica:

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A UTILIZAÇÃO DE DESAFIOS PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Curitiba: SEED-PR, 2016.