Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

VIDA DE TANTAS MARIAS

 

OBJETIVO: LER O RESUMO DO CURTA METRAGEM “VIDA DE MARIA” (2007, DIREÇÃO MARCIO RAMOS), ARTICULANDO AO NOSSOS CONTEXTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS E SUA VIVÊNCIA.

 

RESUMO: 

 

A HISTÓRIA COMEÇA COM UMA MENINA DE CINCO ANOS CHAMADA MARIA JOSÉ NO SERTÃO CEARENSE. ENQUANTO APRENDE A ESCREVER E A EXERCITAR A CALIGRAFIA, A GAROTA É INTERROMPIDA PELOS GRITOS DA MÃE QUE A CONVOCA PARA AJUDÁ-LA NAS TAREFAS DA CASA.

A GAROTA, QUE FAZIA O CONTORNO DO NOME NO PAPEL, É INTERROMPIDA PELOS GRITOS INSISTENTES DA MÃE. AS FEIÇÕES DE DELEITE, DESCONTRAÇÃO E CUIDADO COM AS LETRAS QUE PREENCHE NO CADERNO É IMEDIATAMENTE SUBSTITUÍDO PELO OLHAR ASSUSTADO E AMEDRONTADO QUANDO A MÃE SE APROXIMA.

A MENINA, CONCENTRADA NA ESCRITA, NÃO RESPONDE DE PRIMEIRA AOS CHAMADOS DA MÃE E, QUANDO ELA SE APROXIMA, LEVA A SEGUINTE BRONCA:

"— MARIA JOSÉ. OH, MARIA JOSÉ, TU NÃO TÁ ME OUVINDO CHAMAR NÃO, MARIA? TU NÃO SABE QUE AQUI NÃO É LUGAR PRA TU FICAR AGORA? EM VEZ DE FICAR PERDENDO TEMPO DESENHANDO NOME, VÁ LÁ PRA FORA ARRANJAR O QUE FAZER. VÁ. TEM O PÁTIO PRA VARRER, TEM QUE LEVAR ÁGUA PRO BICHO. VAI MENINA, VÊ SE TU ME AJUDA, MARIA JOSÉ."

MARIA JOSÉ IMEDIATAMENTE BAIXA A CABEÇA DIANTE DO OLHAR DURO QUE A ENCARA, OBEDECE PRONTAMENTE A MÃE E SE DIRIGE PARA O TRABALHO NA ROÇA.

ENQUANTO TRABALHA, A CÂMERA, QUE SE MOVIMENTA AOS POUCOS, IRÁ ENFOCAR O DESENROLAR DA VIDA DA MENINA QUE SE TORNARÁ MOÇA, ENGRAVIDARÁ, TERÁ FILHOS E ENVELHECERÁ.

A MARIA JOSÉ CRIANÇA QUE ABANDONARÁ OS CADERNOS PARA PUXAR ÁGUA DO POÇO LOGO CRESCERÁ E CONHECERÁ ANTÔNIO, QUE TAMBÉM TRABALHA NA ROÇA AO LADO DO PAI DA MOÇA.

ATRAVÉS DAS SUTILEZAS TROCADAS, PERCEBE-SE QUE OS DOIS JOVENS SE APAIXONAM, FICAM JUNTOS E DÃO INÍCIO A UMA NOVA FAMÍLIA SEGUINDO O PADRÃO DA FAMÍLIA ONDE MARIA JOSÉ CRESCEU.

RÍGIDA COM A FILHA ASSIM COMO A SUA MÃE FORA CONSIGO, MARIA JOSÉ DIRIGE-SE A ÚNICA FILHA MULHER, MARIA DE LURDES, E FAZ UM DISCURSO SEMELHANTE AO QUE A MÃE LHE FEZ NA ALTURA:

"EM VEZ DE FICAR PERDENDO TEMPO DESENHANDO NOME VÁ LÁ PRA FORA ARRANJAR O QUE FAZER! TEM O PÁTIO PRA VARRER, TEM QUE LEVAR ÁGUA PROS BICHOS, VAI MENINA! VÊ SE TU ME AJUDA, LURDES! FICA AÍ FAZENDO NADA, DESENHANDO O NOME"

E ASSIM, A PARTIR DO EXEMPLO APRENDIDO, A MÃE OUTRORA CRIANÇA, PASSARÁ O ENSINAMENTO A FRENTE, DESESTIMULANDO A FILHA DAS TAREFAS DA ESCOLA E IMPULSIONANDO-A PARA A LIDE NO CAMPO.

A HISTÓRIA É CÍCLICA, PORTANTO, MOSTRA A REAÇÃO DE UMA MÃE COM A FILHA E DEPOIS DESSA FILHA QUE IRÁ TORNAR-SE MÃE COM A MENINA QUE SAIRÁ DO SEU VENTRE. NAS CENAS FINAIS, VÊ-SE O DESTINO DA ENTÃO AVÓ, SENDO VELADA EM UM CAIXÃO DENTRO DE CASA.

APESAR DA PRESENÇA FÍSICA DA AVÓ SE EXTINGUIR PELA MORTE, VEMOS OS ENSINAMENTOS PERDURAREM E ATRAVESSAREM GERAÇÕES:

 

Maria José velando o corpo da mãe. Apesar da morte, a mãe permanece de certa forma viva porque Maria José reproduz com a filha a mesma atitude que aprendeu quando era criança.

 

MARIA JOSÉ VELANDO O CORPO DA MÃE. APESAR DA MORTE, A MÃE PERMANECE DE CERTA FORMA VIVA PORQUE MARIA JOSÉ REPRODUZ COM A FILHA O MESMO COMPORTAMENTO QUE APRENDEU QUANDO ERA CRIANÇA.

 

FONTE: https://www.culturagenial.com/filme-vida-maria/

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

APÓS ASSISTIR AO CURTA METRAGEM “VIDA DE MARIA”  REGISTRE AS SUAS REFLEXÕES ACERCA DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

  • QUE TIPO DE SENSAÇÃO O CURTA PROVOCOU EM VOCÊ?

(   ) DÓ/ PIEDADE  

(   ) CONFORMISMO (A VIDA É ASSIM MESMO)

(   ) REVOLTA   

(   ) TRISTEZA   

(   ) OUTRO (QUAL?) _____________

JUSTIFIQUE:

 

 

 

 

  • POR QUE PARA A MÃE DE MARIA DESENHAR O NOME ERA PERDA DE TEMPO? 

VOCÊ CONCORDA OU NÃO COM A MÃE DE MARIA? POR QUÊ? 

 

 

 

 

 

  • O TRABALHO INFANTIL É UM TEMA BASTANTE DISCUTIDO ATUALMENTE E HÁ ATÉ LEIS SOBRE ISSO. NO CURTA METRAGEM QUE VOCÊ ASSISTIU APARECE ESSA QUESTÃO. O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DISSO?

 

 

 

 

  • QUE PARTE DO RESUMO DO CURTA METRAGEM VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ? 

 

 

 

 

 

  • QUAL MENSAGEM O CURTA METRAGEM LHE PASSOU?
© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024