MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação
EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________
NOME: ________________________________________________TURMA:_________
VIDA DE TANTAS MARIAS
OBJETIVO: LER O RESUMO DO CURTA METRAGEM “VIDA DE MARIA” (2007, DIREÇÃO MARCIO RAMOS), ARTICULANDO AO NOSSOS CONTEXTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS E SUA VIVÊNCIA.
RESUMO:
A HISTÓRIA COMEÇA COM UMA MENINA DE CINCO ANOS CHAMADA MARIA JOSÉ NO SERTÃO CEARENSE. ENQUANTO APRENDE A ESCREVER E A EXERCITAR A CALIGRAFIA, A GAROTA É INTERROMPIDA PELOS GRITOS DA MÃE QUE A CONVOCA PARA AJUDÁ-LA NAS TAREFAS DA CASA.
A GAROTA, QUE FAZIA O CONTORNO DO NOME NO PAPEL, É INTERROMPIDA PELOS GRITOS INSISTENTES DA MÃE. AS FEIÇÕES DE DELEITE, DESCONTRAÇÃO E CUIDADO COM AS LETRAS QUE PREENCHE NO CADERNO É IMEDIATAMENTE SUBSTITUÍDO PELO OLHAR ASSUSTADO E AMEDRONTADO QUANDO A MÃE SE APROXIMA.
A MENINA, CONCENTRADA NA ESCRITA, NÃO RESPONDE DE PRIMEIRA AOS CHAMADOS DA MÃE E, QUANDO ELA SE APROXIMA, LEVA A SEGUINTE BRONCA:
"— MARIA JOSÉ. OH, MARIA JOSÉ, TU NÃO TÁ ME OUVINDO CHAMAR NÃO, MARIA? TU NÃO SABE QUE AQUI NÃO É LUGAR PRA TU FICAR AGORA? EM VEZ DE FICAR PERDENDO TEMPO DESENHANDO NOME, VÁ LÁ PRA FORA ARRANJAR O QUE FAZER. VÁ. TEM O PÁTIO PRA VARRER, TEM QUE LEVAR ÁGUA PRO BICHO. VAI MENINA, VÊ SE TU ME AJUDA, MARIA JOSÉ."
MARIA JOSÉ IMEDIATAMENTE BAIXA A CABEÇA DIANTE DO OLHAR DURO QUE A ENCARA, OBEDECE PRONTAMENTE A MÃE E SE DIRIGE PARA O TRABALHO NA ROÇA.
ENQUANTO TRABALHA, A CÂMERA, QUE SE MOVIMENTA AOS POUCOS, IRÁ ENFOCAR O DESENROLAR DA VIDA DA MENINA QUE SE TORNARÁ MOÇA, ENGRAVIDARÁ, TERÁ FILHOS E ENVELHECERÁ.
A MARIA JOSÉ CRIANÇA QUE ABANDONARÁ OS CADERNOS PARA PUXAR ÁGUA DO POÇO LOGO CRESCERÁ E CONHECERÁ ANTÔNIO, QUE TAMBÉM TRABALHA NA ROÇA AO LADO DO PAI DA MOÇA.
ATRAVÉS DAS SUTILEZAS TROCADAS, PERCEBE-SE QUE OS DOIS JOVENS SE APAIXONAM, FICAM JUNTOS E DÃO INÍCIO A UMA NOVA FAMÍLIA SEGUINDO O PADRÃO DA FAMÍLIA ONDE MARIA JOSÉ CRESCEU.
RÍGIDA COM A FILHA ASSIM COMO A SUA MÃE FORA CONSIGO, MARIA JOSÉ DIRIGE-SE A ÚNICA FILHA MULHER, MARIA DE LURDES, E FAZ UM DISCURSO SEMELHANTE AO QUE A MÃE LHE FEZ NA ALTURA:
"EM VEZ DE FICAR PERDENDO TEMPO DESENHANDO NOME VÁ LÁ PRA FORA ARRANJAR O QUE FAZER! TEM O PÁTIO PRA VARRER, TEM QUE LEVAR ÁGUA PROS BICHOS, VAI MENINA! VÊ SE TU ME AJUDA, LURDES! FICA AÍ FAZENDO NADA, DESENHANDO O NOME"
E ASSIM, A PARTIR DO EXEMPLO APRENDIDO, A MÃE OUTRORA CRIANÇA, PASSARÁ O ENSINAMENTO A FRENTE, DESESTIMULANDO A FILHA DAS TAREFAS DA ESCOLA E IMPULSIONANDO-A PARA A LIDE NO CAMPO.
A HISTÓRIA É CÍCLICA, PORTANTO, MOSTRA A REAÇÃO DE UMA MÃE COM A FILHA E DEPOIS DESSA FILHA QUE IRÁ TORNAR-SE MÃE COM A MENINA QUE SAIRÁ DO SEU VENTRE. NAS CENAS FINAIS, VÊ-SE O DESTINO DA ENTÃO AVÓ, SENDO VELADA EM UM CAIXÃO DENTRO DE CASA.
APESAR DA PRESENÇA FÍSICA DA AVÓ SE EXTINGUIR PELA MORTE, VEMOS OS ENSINAMENTOS PERDURAREM E ATRAVESSAREM GERAÇÕES:
MARIA JOSÉ VELANDO O CORPO DA MÃE. APESAR DA MORTE, A MÃE PERMANECE DE CERTA FORMA VIVA PORQUE MARIA JOSÉ REPRODUZ COM A FILHA O MESMO COMPORTAMENTO QUE APRENDEU QUANDO ERA CRIANÇA.
FONTE: https://www.culturagenial.com/filme-vida-maria/
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
APÓS ASSISTIR AO CURTA METRAGEM “VIDA DE MARIA” REGISTRE AS SUAS REFLEXÕES ACERCA DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
- QUE TIPO DE SENSAÇÃO O CURTA PROVOCOU EM VOCÊ?
( ) DÓ/ PIEDADE
( ) CONFORMISMO (A VIDA É ASSIM MESMO)
( ) REVOLTA
( ) TRISTEZA
( ) OUTRO (QUAL?) _____________
JUSTIFIQUE:
- POR QUE PARA A MÃE DE MARIA DESENHAR O NOME ERA PERDA DE TEMPO?
VOCÊ CONCORDA OU NÃO COM A MÃE DE MARIA? POR QUÊ?
- O TRABALHO INFANTIL É UM TEMA BASTANTE DISCUTIDO ATUALMENTE E HÁ ATÉ LEIS SOBRE ISSO. NO CURTA METRAGEM QUE VOCÊ ASSISTIU APARECE ESSA QUESTÃO. O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DISSO?
- QUE PARTE DO RESUMO DO CURTA METRAGEM VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ?
- QUAL MENSAGEM O CURTA METRAGEM LHE PASSOU?