MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação
EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________
NOME: ________________________________________________TURMA:_________
LEITURA DE TEXTO 1
OBJETIVO: AMPLIAR O CONHECIMENTO POR MEIO DA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS.
ORIENTAÇÃO: LER O TEXTO E OBSERVAR AS QUESTÕES PARA MAIS ENTENDIMENTO.
LEIA A HISTÓRIA ABAIXO
O velho, o menino e a mulinha (Monteiro Lobato)
O velho chamou o filho e disse:
- Vá ao pasto, pegue a mulinha e apronte-se para irmos à cidade, que quero vendê-la.
O menino foi e trouxe a mula. Passou-lhe a raspadeira, escovou-a e partiram os dois a pé, puxando-a pelo cabresto. Queriam que ela chegasse descansada para melhor impressionar os compradores.
De repente:
- Esta é boa! - exclamou um visitante ao avistá-los. - O animal vazio e o pobre velho a pé! Que despropósito! Será promessa, penitência ou caduquice?
E lá se foi, a rir.
O velho achou que o viajante tinha razão e ordenou ao menino:
- Puxa a mula, meu filho! Eu vou montado e assim tapo a boca do mundo. Tapar a boca do mundo, que bobagem! O velho compreendeu isso logo adiante, ao passar por um bando de lavadeiras ocupadas em bater roupa num córrego.
- Que graça! - exclamaram ela. - O marmanjão montado com todo o sossego e o pobre do menino a pé... Há cada pai malvado por este mundo de Cristo. Credo!. O velho danou-se e, sem dizer palavra, fez sinal ao filho para que subisse à garupa.
- Quero só ver o que dizem agora.
Viu logo. O Izé Biriba, estafeta do correio, cruzou com eles e exclamou:
- Que idiotas! Querem vender o animal e montam os dois de uma vez. Assim, meu velho, o que chega à cidade não é mais a mulinha; é a sobra da mulinha.
- Ele tem toda razão, meu filho; precisamos não judiar do animal. Eu apeio e você, que é levezinho, vai montado.
Assim fizera, e caminharam em paz um quilômetro, até o encontro dum sujeito que tirou o chapéu e saudou o pequeno respeitosamente.
- Bom dia, príncipe!
- Por que príncipe? - indagou o menino.
- É boa! Porque só príncipes andam assim de lacaio à rédea.
- Lacaio, eu? - esbravejou o velho. - Que desaforo! Desce, desce, meu filho e carreguemos o burro às costas. Talvez isso contente o mundo.
Nem assim. Um grupo de rapazes, vendo a estranha cavalgada, acudiu em tumulto com vaias:
- Hu! Hu! Olha a trempe de três burros, dois de dois pés e um de quatro! Resta saber qual dos três é o mais burro.
- Sou eu! - replicou o velho, arriando a carga. - Sou eu, porque venho há uma hora fazendo não o que quero, mas o que quer o mundo. Daqui em diante, porém, farei o que manda a consciência, pouco me importando que o mundo concorde ou não. Já que vi que morre doido quem procura contentar toda gente.
Reflita sobre sua leitura e reponda:
1 - Qual poderia ser a moral que expressa a realidade da história:
- Antes só do que mal acompanhado
- Quem tem boca vai a Roma
- O mundo é dos espertos
- Não se pode agradar a todos
2 - Na sua opinião qual teria sido a melhor decisão:
- Ir levando a mula pela rédea
- O idoso ir montado
- A criança ir montada
- Os dois montarem
- outra ideia:
3 - No trecho: “Que despropósito! Será promessa, penitência ou caduquice?”, a palavra destacada significa:
- uma promessa.
- um milagre.
- uma punição.
4 - Releia o trecho a seguir e responda às questões: "- Por que príncipe? – indagou o menino.
- É boa! Porque só príncipes andam assim de lacaio à rédea . . .
- - Lacaio, eu? – esbravejou o velho. – Que desaforo! Desce, desce, meu filho, e carreguemos o burro às costas. Talvez isto contente o mundo . . ."
- Observe o início do trecho e conclua: o que significa "indagar"?
- Ao chamar o velho de "lacaio", o sujeito quis dizer que ele era um: ( ) empregado. ( ) um animal. ( ) rei.
- "Lacaio, eu? – esbravejou o velho." Esbravejar é o mesmo que __________________