Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025 - 00:00:00

Olá!

Nesta atividade você irá conhecer um dos mais famosos museus do mundo: O MUSEU DO LOUVRE, que fica em Paris, na França. Você sabia que é possível visitá-lo sem sair daqui, do Brasil? Pois é, hoje, com a tecnologia que temos, podemos realizar uma VISITA VIRTUAL, que é um “passeio” realizado por meio da tela do computador, tablet ou telefone celular (smartphone). Neste passeio, você vai conhecer “de verdade” o museu, a forma como as obras estão expostas e a disposição dos ambientes.

 

Quando você clicar no link  https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne a página do museu aparecerá na sua tela. Do lado direito, no alto, clique na opção “Traduzir” para que a página seja exibida em português.

Traduzido ficará assim:

A seguir, na aba “Tours virtuais”, sugerimos escolher a opção “Antiguidades Egípcias”. Para isso clique em “Iniciar Tour Virtual”.

Pronto! Você já estará em uma das salas do Louvre!! Para “movimentar-se” pelo museu siga as instruções a seguir:

Muito bem! Explore à vontade! Pode ser que algumas informações estejam em inglês. Se você quiser entender melhor, tente copiar as palavras e traduzi-las para o português no Google Tradutor ou outro aplicativo de tradução.


Agora vamos propor uma tarefa mais dirigida:

  1. Entre novamente no museu pelo link https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne ;
  2. Inicie novamente o Tour Virtual na ala “Antiguidades Egípcias”;
  3. A primeira obra que aparece é a “Grande Esfinge de Tânis”, essa aqui em baixo :

 

Trata-se de “uma das maiores esculturas conservadas fora do Egito, descoberta em 1825 pelo egiptólogo e cônsul inglês Henry Salt (1780-1827) na cidade de Tânis, antiga capital do baixo Egito.

Arqueólogos, após estudarem certos detalhes, concluíram que a “Esfinge” é de uma época muito antiga, possivelmente 2600 a.C. Pesa 12 toneladas, e tem 1,83 metros de altura por 4,80 metros de comprimento e 1,54 metros de largura.” (Fonte: https://guiadolouvre.com/grande-esfinge-de-tanis/ ).


  1.       Agora, vamos lá!

Reflita e converse com sua família:

O que você achou da obra? Parece com algo que você já viu? Você já conhecia esta obra? Como será que ela foi feita? O que você descobriu sobre ela no Museu do Louvre? 

Que tal fazer uma produção sobre o que esta obra despertou em você? Vale fazer um desenho com lápis, giz, uma produção com massinha, sucata ou o que tiver disponível na sua casa.

Você pode tirar fotos e guardar pra mostrar pros colegas e professores no retorno às aulas.

Bom trabalho!!!