Programa Saúde na Escola fará avaliação bucal de 70 mil alunos de São Bernardo
No Dia Mundial da Saúde, ação da Prefeitura lembra a importância de se investir na prevenção; estudantes da Emeb Regina Rocco Casa II passaram pelo atendimento odontológico
Em trabalho de investimento na prevenção à saúde da cidade, o Programa Saúde na Escola, instituído pela Prefeitura de São Bernardo, fará avaliação odontológica em cerca de 70 mil alunos da rede municipal de Educação. A iniciativa, que é executada ao longo do ano, esteve nesta segunda-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Regina Rocco Casa II, na Vila do Tanque.
Foram avaliados cerca de 1.800 estudantes do 1º ao 5º ano, de 6 a 11 anos. Em todas as salas de aula, dentistas e técnicos de saúde bucal da UBS (Unidade Básica de Saúde) Leblon avaliaram cada uma das crianças, para identificar a presença de cárie, placa bacteriana ou qualquer outra situação que necessite de uma intervenção odontológica. Havendo necessidade, a criança é encaminhada para a sua UBS de referência.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou a atividade desta segunda-feira, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchiteyn, e do secretário de Educação, Júlio Cesar da Costa. “É muito importante que vocês aprendam a escovar os dentes, a usar o fio dental, porque assim a Prefeitura vai gastar menos com dentistas e mais com outros investimentos”, afirmou o chefe do Executivo municipal. “Vamos gastar, por exemplo, com o Programa Conecta São Bernardo, que a partir de julho vai mandar para a Irlanda, para um intercâmbio de um mês, jovens de 15 a 17 anos da nossa cidade”, completou.
“A Saúde e a Educação podem e devem trabalhar juntas. As equipes vêm até a escola, fazem não só avaliação bucal, mas teste de visão (teste de Snellen) para identificar, entre os alunos do 1º ano, quem precisa de óculos, conferem a caderneta de vacinação e tudo isso mantém nossos estudantes mais saudáveis e aprendendo mais”, destacou Dr. Jean. “Essa atuação intersecretarial é de extrema importância para o atendimento integral dos munícipes e o Programa Saúde na Escola é um dos bons exemplos”, complementou o titular de Educação, Júlio Cesar.
PREVENÇÃO - A diretora de Divisão Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Débora Tochetti Perin Durante, explicou que todos os estudantes são avaliados ao longo do primeiro semestre e essa avaliação é refeita no segundo semestre, tanto para identificar quem não procurou a UBS quanto para verificar a necessidade de novas intervenções. “Os números mostram que a redução de casos de cáries, por exemplo, é entre 30% a 40%”, detalhou. “É uma ação comprovadamente de sucesso na prevenção e promoção da saúde bucal”, finalizou.
Por Aline Melo
Fonte: Notícias - Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo
Professores de São Bernardo organizam planejamento para retorno dos 71 mil alunos da rede
Prefeito Marcelo Lima se reúne com profissionais da Educação em visita à EMEB Marly Buissa Chiedde, no Demarchi; volta dos estudantes está marcada para quinta-feira, dia 6
Os 6.864 professores da rede municipal de Educação de São Bernardo retornaram nesta segunda-feira (03/2) às atividades nas 220 unidades escolares da cidade para organização do planejamento pedagógico de 2025. As aulas para os 71 mil alunos da rede iniciam na próxima quinta-feira (6/2). O prefeito Marcelo Lima visitou, durante a manhã, a EMEB Marly Buissa Chiedde, no bairro Demarchi, para acompanhar os trabalhos no equipamento e deu as boas-vindas aos 33 professores da escola, além dos profissionais da direção, coordenação, administrativo, limpeza, merenda e zeladoria.
O chefe do Executivo municipal reforçou a importância de cada profissional da Educação no processo de aprendizagem dos alunos, destacando que a valorização dos professores executada pela nova gestão trará motivação ao corpo docente. “Os instrumentos para o município entregarem uma Educação de qualidade aos nossos alunos são os professores. São os únicos capazes disso. E peço, neste começo de ano, que venham renovados para a sala de aula. Vim a essa EMEB, simbolizando todas as nossas escolas, para desejar boas-vindas a todos e para garantir que tudo o que puder fazer para valorizar vocês, professores, eu vou fazer”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
No decorrer do encontro, o chefe do Executivo municipal reiterou ao corpo docente os anúncios feitos em janeiro pela Secretaria da Educação, como a liberação da progressão do plano de carreira, bloqueada desde 2022, o plano para criação de um novo Estatuto do Magistério e o retorno das origens do Cenforpe como centro de formação profissional para o magistério. “Vamos trazer cursos, palestras, capacitação aos professores no Cenforpe. Será um centro de troca de experiências e desenvolvimento profissional. Já a progressão está liberada a partir de agora e uma comissão, formada por representantes da Educação, vai discutir como a Prefeitura pode negociar o débito das progressões, que deixaram de ser repassadas aos professores desde 2022”, ponderou.
O secretário de Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, e a secretária adjunta da pasta, Jussara Bezerra, acompanharam o prefeito na visita. Escola em tempo integral, a EMEB Marly Buissa Chiedde integra o programa Educar Mais, com 12 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 335 alunos, que, além do núcleo convencional, realizam diversas modalidades eletivas, como atividades esportivas, aulas de italiano, reforço escolar, entre outras.
O diretor da EMEB, Marcelo Ramos, considerou que a visita do prefeito é a sinalização de um começo de ano letivo positivo para a rede municipal de Educação. “Sentimos que a Prefeitura e a Secretaria estão vindo com outro tom. Então, estamos muito felizes e motivados. Os anúncios das progressões e do retorno do Cenforpe foram muito bem recebidos. O grupo todo precisava deste gás, desta valorização e esperamos que a Educação só melhore em São Bernardo”, concluiu.
MERENDA - A merenda escolar da rede foi outro tópico pontuado pelo prefeito Marcelo Lima, que reforçou que a Prefeitura está em negociação com a empresa responsável pelas refeições nas escolas municipais para que os professores também tenham acesso à alimentação nas próprias unidades. “O recurso destinado a essa fatia de profissionais, que também terão direito à merenda, será tirado do Tesouro. Estamos em diálogo com a empresa responsável por esse serviço para que ela se organize e comece a atender a nova demanda o quanto antes”, ratificou.
ORGANIZAÇÃO - O planejamento pedagógico das 175 escolas e 45 creches municipais ocorre entre 3 e 4 de fevereiro. No dia 5 haverá reunião com pais e responsáveis pelos alunos para a reunião e entrega dos kits de materiais e uniformes escolares. Já no dia 6 de fevereiro está marcada a volta às aulas da rede municipal em São Bernardo.
Por Susan Hypolito
Fonte: Notícias - Site da Prefeitura de São bernardo do Campo
Mais de 15 mil alunos voltam às aulas usando transporte escolar em São Bernardo
Entre motoristas e monitores são 820 profissionais em atuação nas 400 vans exclusivas, que já se preparam para o retorno das atividades, marcado para o dia 6 de fevereiro
Em mais uma medida de preparação da rede de Educação de São Bernardo, profissionais da Diastur, empresa terceirizada responsável pelo serviço de transporte escolar na cidade, se reuniram nesta quarta-feira (29/1) para o planejamento de retorno ao ano letivo de 2025, marcado para o dia 6 de fevereiro. O prefeito Marcelo Lima e a primeira-dama Zana Lima marcaram presença no encontro, que ocorreu no auditório do Teatro Inezita Barroso, no bairro Santa Terezinha. O município atende 15.594 alunos pelo sistema, matriculados entre as 220 unidades escolares.
Entre motoristas e monitores, o sistema tem 820 profissionais em atuação em São Bernardo. O serviço conta com uma frota total de 400 vans, sendo que 21 veículos escolares são adaptados para estudantes cadeirantes.
O chefe do Executivo municipal conversou com os profissionais do setor e pontuou sobre a responsabilidade de cada um em transportar e cuidar das crianças e adolescentes no trajeto às escolas e retorno para as residências. “A responsabilidade de transportar os filhos de outras pessoas às escolas é muito grande. E os alunos iniciarem o dia escolar no horário, tranquilos e seguros, é essencial para o bom desempenho de cada um. Por isso, o trabalho de vocês é primordial. O transporte escolar faz um elo importante com a Educação, para que os bons resultados venham”, concluiu o prefeito Marcelo Lima, destacando a importância do serviço à Educação do município.
O secretário da Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, a secretária adjunta da pasta, Jussara Bezerra, e a presidente da Diastur, Milena Braga Romano, também participaram da reunião. Durante o evento, o secretário da Educação reforçou o compromisso que os responsáveis pelos alunos devem ter em relação à pontualidade. “Na reunião com os pais e responsáveis, no dia 5 de fevereiro, vamos levar para as famílias a necessidade da criança estar pronta no local e horário marcados, para que não haja atrasos”, acrescentou Costa.
O ano letivo para os 71 mil alunos matriculados nas escolas municipais começa no dia 6 de fevereiro. A reunião de pais e responsáveis está marcada para o dia 5, véspera da abertura do período de aulas, ocasião em que haverá a entrega dos kits de uniforme e materiais escolares.
DIREITO AO TRANSPORTE - Para ter direito ao transporte escolar, o aluno precisa estar matriculado em uma das escolas da rede, residir em São Bernardo, ter a matrícula efetivada na escola mais próxima de sua residência ou em unidade indicada pela Secretaria de Educação e o local ter, no mínimo, 1.500 metros de distância da residência.
O direito é concedido também para alunos que residem em local de difícil acesso, decorrente de obstáculos naturais ou artificiais que limitem ou impeçam o acesso ou circulação, de acordo com análise da equipe técnica desta Secretaria de Educação, ser estudante com deficiência de qualquer natureza e/ou transtorno global do desenvolvimento, apresentar impedimentos temporários ou de longo prazo para locomoção, comprovada por laudo médico, ter pais e/ou responsáveis legais com deficiências incapacitantes ou com limitações para locomoção, comprovadas por laudo médico.
Por Susan Hypolito
Fonte: Notícias - Site da Prefeitura de São bernardo do Campo
Educação de São Bernardo organiza planejamento pedagógico para início do ano letivo
Prefeito Marcelo Lima participa do evento no Cenforpe para dar boas-vindas a profissionais da rede municipal; mais de 500 servidores estiveram no encontro
O ano letivo das escolas públicas municipais de São Bernardo terá início oficial na próxima semana, mas os profissionais da Educação já se preparam para o retorno das atividades pedagógicas. Cerca de 500 profissionais da Secretaria da Educação se reuniram nesta terça-feira (28/1) no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) para um encontro com os novos representantes da pasta e apresentação do planejamento de ações estratégicas para a área em 2025.
O prefeito Marcelo Lima marcou presença no evento para dar boas-vindas aos servidores da Secretaria, ressaltando o compromisso da gestão com a Educação da cidade. “São Bernardo tem escolas municipais de qualidade, transporte escolar, alimentação e material de qualidade. Mas as crianças precisam de mais, necessitam de uma boa educação. E é valorizando e capacitando o profissional da Educação que alcançaremos esse objetivo. Reforço que é esse o meu compromisso: fortalecer e valorizar os profissionais da Educação. Só assim São Bernardo será referência de ensino no País e até fora do Brasil”, destacou o chefe do Executivo municipal.
O ano letivo das escolas públicas municipais de São Bernardo terá início oficial na próxima semana, mas os profissionais da Educação já se preparam para o retorno das atividades pedagógicas. Cerca de 500 profissionais da Secretaria da Educação se reuniram nesta terça-feira (28/1) no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) para um encontro com os novos representantes da pasta e apresentação do planejamento de ações estratégicas para a área em 2025.
O prefeito Marcelo Lima marcou presença no evento para dar boas-vindas aos servidores da Secretaria, ressaltando o compromisso da gestão com a Educação da cidade. “São Bernardo tem escolas municipais de qualidade, transporte escolar, alimentação e material de qualidade. Mas as crianças precisam de mais, necessitam de uma boa educação. E é valorizando e capacitando o profissional da Educação que alcançaremos esse objetivo. Reforço que é esse o meu compromisso: fortalecer e valorizar os profissionais da Educação. Só assim São Bernardo será referência de ensino no País e até fora do Brasil”, destacou.
ANO LETIVO - No dia 5 de fevereiro está marcada a primeira reunião pedagógica com pais e responsáveis pelos alunos das escolas da rede municipal, mesma data em que os kits de uniformes e materiais escolares serão entregues às famílias. No dia seguinte, em 6 de fevereiro, as aulas retornam oficialmente nas 220 unidades, entre escolas próprias e creches parceiras.
Por Susan Hypolito
Fonte: Notícias - Site da Prefeitura de São bernardo do Campo
São Bernardo oferece cardápio especial a 3 mil alunos com restrição alimentar
Elaboração da merenda é feita de acordo com relatório médico individual das crianças e segue acompanhamento de nutricionistas da rede municipal de Educação
Em atenção à segurança alimentar e aos cuidados individuais da refeição das crianças matriculadas na rede municipal de Educação, a Prefeitura de São Bernardo irá oferecer 3.033 merendas diárias especiais aos alunos, baseadas na dieta de restrição alimentar destes estudantes. Esse é o número inicial para o retorno das atividades escolares, no dia 6 de fevereiro. A medida segue relatório médico com as orientações nutricionais, que são entregues pelos pais ou responsáveis na unidade em que o aluno está matriculado.
A adaptação aos alimentos é acompanhada pela equipe especializada de nutrição do município. A rede de Educação de São Bernardo conta com cerca de 71 mil alunos, matriculados nas 220 escolas, entre unidades próprias e creches.
O secretário da Educação de São Bernardo, Júlio Cesar da Costa, reforçou a alimentação escolar como peça essencial no desenvolvimento da educação pública. “Em São Bernardo, as refeições escolares têm também um valor pedagógico. Nós conhecemos os nossos alunos e, em virtude disso, a nossa equipe prepara um cardápio condizente às particularidades que as nossas crianças precisam. Nesse sentido, São Bernardo dá também um trato pedagógico ao oferecer uma alimentação escolar de qualidade. E isso é básico para que nossas crianças possam se desenvolver enquanto alunos, dentro de um processo de aprendizagem adequado”, concluiu.
O cardápio oferecido para os alunos que não possuem restrições alimentares fica disponível no site do Portal da Educação de São Bernardo.
INÍCIO DO ANO LETIVO – A Prefeitura de São Bernardo marcou para 5 de fevereiro a primeira reunião com pais e responsáveis por alunos matriculados nas escolas da rede municipal. O horário das reuniões foi definido individualmente pela direção das unidades. Ao término, os kits com uniformes e materiais escolares serão entregues aos responsáveis pelos estudantes. O retorno das aulas para todas as crianças da rede será no dia seguinte (6 de fevereiro).
PORTAL DA EDUCAÇÃO – Escolhido com base no valor nutricional e qualidade da merenda, o cardápio escolar estará disponível nos próximos dias no site do Portal da Educação: (educacao.saobernardo.sp.gov.br).
Por Susan Hypolito
Fonte: Notícias - Site da Prefeitura de São bernardo do Campo
Mais artigos …
- São Bernardo inicia distribuição de kits de materiais às unidades escolares da rede
- Prefeito anuncia calendário escolar, entrega de kits e prorrogação de concurso na Educação
- Prefeitura de São Bernardo entrega Centro Municipal de Educação Integral
- Prefeitura de São Bernardo inaugura EMEB Regina Dulce Donadelli Pinto no Complexo Tiradentes
- Prefeitura de São Bernardo anuncia criação de centro municipal de educação integral