Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA


ESSA ATIVIDADE PODE SER FEITA IMPRIMINDO ESSA FOLHA, EM UM CADERNO OU FOLHA QUE VOCÊ TENHA EM CASA. SE VOCÊ USAR O CADERNO OU FOLHA AVULSA, NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA E O TÍTULO DA ATIVIDADE. VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER A ATIVIDADE NA TELA E SALVAR EM ARQUIVO DIGITAL NO SEU COMPUTADOR.


PROPOSTA DE ATIVIDADES “BRINCANTES”

OI PESSOAL! JÁ QUE ESTAMOS EM CASA, VAMOS APROVEITAR PARA BRINCAR!!! A BRINCADEIRA, ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE MUITO AGRADÁVEL, TAMBÉM CONTRIBUI PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO.

COMO ESTAMOS EM UM MOMENTO EM QUE NÃO É INDICADO SAIR NA RUA E NEM PASSEAR, VAMOS FALAR SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE PODEM SER REALIZADAS DENTRO DE CASA.

COM CERTEZA VOCÊ JÁ CONHECE MUITAS BRINCADEIRAS QUE PODEM ACONTECER AÍ MESMO, DENTRO DA SUA RESIDÊNCIA. FAÇA UMA LISTA, ABAIXO, COM O NOME DE TRÊS BRINCADEIRAS QUE PODEM SER REALIZADAS EM ESPAÇOS PEQUENOS, PARA QUE DEPOIS VOCÊ POSSA COMPARTILHAR COM OS SEUS AMIGOS E PROFESSORES. VAMOS LÁ!

  1. ______________________________________________________
  2. ______________________________________________________
  3. ______________________________________________________

MUITO BEM! E AÍ, FOI FÁCIL PENSAR EM TRÊS BRINCADEIRAS? AGORA VAMOS VER ALGUNS VÍDEOS QUE MOSTRAM BRINCADEIRAS. TALVEZ VOCÊ ATÉ JÁ CONHEÇA ALGUMAS DELAS, OUTRAS PODERÃO SER NOVIDADE PARA VOCÊ.

VIU QUE INTERESSANTE? VOCÊ TINHA LEMBRADO DAS BRINCADEIRAS DE PALMAS? PERCEBEU QUE SÃO CRIANÇAS DE OUTRA REGIÃO DO NOSSO PAÍS? AS MÚSICAS QUE ELAS CANTAM SÃO IGUAIS ÀQUELAS QUE CANTAMOS AQUI? OU ALGUMAS SÃO DIFERENTES?

POIS É, MUITAS BRINCADEIRAS SÃO PARECIDAS COM AQUELAS QUE FAZEMOS, MAS EM CADA LOCAL AS PESSOAS VÃO INVENTANDO, TAMBÉM, SEUS PRÓPRIOS MODOS DE BRINCAR.

VAMOS VER MAIS UM VÍDEO:

E AÍ, O QUE VOCÊ ACHOU DESSA? VOCÊ VIU QUE ELES MONTARAM OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS COM SUCATA? MUITO LEGAL, NÉ? NEM SEMPRE PODEMOS TER TODOS OS BRINQUEDOS QUE QUEREMOS, MAS, IMPROVISANDO, A BRINCADEIRA PODE SER AINDA MAIS INTERESSANTE...

AS DUAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ VIU ACIMA (BRINCADEIRA DAS PALMAS E BRINCADEIRA COM PIÃO) PODEM SER REALIZADAS DENTRO DE CASA? O QUE VOCÊ ACHA?

VAMOS VER AGORA OUTRAS BRINCADEIRAS DIVERTIDAS DE SE FAZER DENTRO DE CASA, DESTA VEZ COM LÁPIS E PAPEL:


 

BRINCADEIRA: STOP

O QUE É? UMA TABELA COM COLUNAS E LINHAS, ONDE OS PARTICIPANTES ESCREVEM CATEGORIAS DIFERENTES DE SUBSTANTIVOS, COMO “NOME PRÓPRIO”, “OBJETO”, “FRUTA”, “ANIMAL”, “BRINQUEDO OU BRINCADEIRA”, ETC. A ÚLTIMA COLUNA DEVE SER RESERVADA PARA A SOMA DOS PONTOS GANHOS EM CADA RODADA.

COMO JOGAR? A CADA RODADA, UMA LETRA É SORTEADA E OS PARTICIPANTES PREENCHEM AS CÉLULAS DA TABELA COM PALAVRAS INICIADAS COM AQUELA LETRA. QUEM TERMINAR DE ESCREVER PRIMEIRO UMA PALAVRA DE CADA ITEM PEDIDO, FALA STOP (QUE SIGNIFICA “PARE”, EM INGLÊS). OS DEMAIS DEVEM PARAR IMEDIATAMENTE DE ESCREVER. TODOS CONFEREM JUNTOS AS ESCRITAS E ANOTAM UMA PONTUAÇÃO PARA CADA PALAVRA: QUEM ESCREVEU A MESMA PALAVRA EM ALGUM CAMPO GANHA 5 PONTOS. QUEM ESCREVEU UMA PALAVRA “INÉDITA”, GANHA 10 PONTOS (ESSA É UMA SUGESTÃO QUE PODE SER ALTERADA PELOS PARTICIPANTES). A SOMA DOS PONTOS ACUMULADOS EM CADA CATEGORIA PODE SER ANOTADA NA ÚLTIMA COLUNA. GANHA QUEM MARCAR O MAIOR NÚMERO DE PONTOS. VEJA, ABAIXO, O EXEMPLO DE UM JOGO EM QUE A LETRA SORTEADA FOI B:

NOME DE PESSOAS

FRUTA

BRINQUEDO OU BRINCADEIRA

CIDADE, ESTADO OU PAÍS

ANIMAL

OBJETO

COMIDA

TOTAL DE PONTOS

BENTO

BANANA

BICICLETA

BELÉM

BURRO

BACIA

BEIJU

 
               
               
           



 

(FONTE: HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/17460/BLOG-DE-ALFABETIZACAO-BRINCADEIRAS-COM-PAPEL-E-LAPIS-QUE-RENDEM-MUITA-APRENDIZAGEM )


 

BRINCADEIRA: HISTÓRIA MALUCA

O QUE É? UMA HISTÓRIA SURPRESA QUE É CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE, COM CONTRIBUIÇÕES INDIVIDUAIS.

COMO JOGAR? O PARTICIPANTE RECEBE UMA FOLHA SULFITE COM UMA FRASE PREVIAMENTE ESCRITA, QUE DÁ O INÍCIO DA HISTÓRIA QUE SERÁ ESCRITA COLETIVAMENTE. ELE DEVE LER A FRASE E ESCREVER UMA SUGESTÃO DE CONTINUIDADE DA HISTÓRIA. APÓS ESCREVER, O PARTICIPANTE DEVE DOBRAR O PAPEL NA LINHA DEMARCADA, COBRINDO A PRIMEIRA FRASE EM FORMATO DE SANFONA, DE MANEIRA QUE O JOGADOR SEGUINTE VEJA APENAS A ÚLTIMA FRASE ESCRITA E NÃO TENHA ACESSO À HISTÓRIA COMPLETA PARA, ENTÃO, DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO. A FOLHA DE SULFITE DEVE SER CONFIGURADA MAIS OU MENOS DESSE JEITO:

CAROLINA SAIU DE CASA EM UM TEMPORAL E …

...........................................................................................(DOBRA)

...........................................................................................(DOBRA)

...........................................................................................(DOBRA)

...........................................................................................(DOBRA)

...........................................................................................(DOBRA)

AO FINAL, QUANDO NÃO HOUVER MAIS LINHA PARA COMPLETAR OU TODOS TIVEREM COLABORADO, É SÓ ABRIR TODA A FOLHA E LER PARA AS CRIANÇAS A NARRATIVA COMPLETA. O RESULTADO É SEMPRE UMA HISTÓRIA DIVERTIDA E MALUCA, JÁ QUE FOI FEITA ÀS ESCURAS. E A DIVERSÃO ESTÁ JUSTAMENTE NA SURPRESA DA HISTÓRIA PRODUZIDA. VOCÊS PODEM, AINDA, DAR UM FINAL COLETIVAMENTE À HISTÓRIA SE ACHAREM NECESSÁRIO.

(FONTE: HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/17460/BLOG-DE-ALFABETIZACAO-BRINCADEIRAS-COM-PAPEL-E-LAPIS-QUE-RENDEM-MUITA-APRENDIZAGEM )


 

BRINCADEIRA: FORCA

O QUE É? UM JOGO EM QUE UM PARTICIPANTE OU GRUPO PRECISA ADIVINHAR UMA PALAVRA COM BASE EM SEU NÚMERO DE LETRAS E NAS DICAS DADAS PELO COMANDANTE ANTES QUE O DESENHO DO BONECO NA FORCA SE COMPLETE.

COMO JOGAR? O JOGADOR OU GRUPO DE JOGADORES SUGERE UMA LETRA PARA O COMANDANTE. SE A LETRA FIZER PARTE DA COMPOSIÇÃO DA PALAVRA, ELA É ANOTADA NO SEU ESPAÇO CORRESPONDENTE NAS LACUNAS. SE NÃO FIZER, É DESENHADO UM PEDAÇO DO CORPO HUMANO EM UMA FORCA TAMBÉM DE DESENHO. OS PARTICIPANTES TÊM QUE TENTAR ADIVINHAR A PALAVRA ANTES DO BONECO SER “ENFORCADO”.

(FONTE: HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/17460/BLOG-DE-ALFABETIZACAO-BRINCADEIRAS-COM-PAPEL-E-LAPIS-QUE-RENDEM-MUITA-APRENDIZAGEM )

O DESENHO VAI FICANDO MAIS OU MENOS ASSIM:

VARIAÇÕES DA BRINCADEIRA:

  • O “COMANDANTE” PODE DAR DICAS SOBRE A PALAVRA, FALANDO SE É UM OBJETO, UM ANIMAL, ETC.
  • PODEM SER PROPOSTAS MAIS DE UMA PALAVRA PARA A ADIVINHAÇÃO, COMO O NOME DE HISTÓRIAS INFANTIS POR EXEMPLO.
  • PARA AS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO, O “COMANDANTE” PODE FALAR QUAL É A PALAVRA “ESCONDIDA” E A CRIANÇA VAI FALANDO AS LETRAS QUE ACHA QUE COMPÕEM A PALAVRA.

E AÍ, O QUE ACHOU DESSAS BRINCADEIRAS COM LÁPIS E PAPEL? VOCÊ JÁ CONHECIA ALGUMA DELAS?

AGORA, VAMOS ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES QUE VIMOS. COMPLETE O QUADRO ABAIXO, PARA QUE VOCÊ POSSA LEMBRAR DEPOIS:

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024