MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação
EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________
NOME: ________________________________________________TURMA:_________
ESSA ATIVIDADE PODE SER FEITA IMPRIMINDO ESSA FOLHA, OU EM UM CADERNO OU FOLHA QUE VOCÊ TENHA EM CASA. SE VOCÊ USAR O CADERNO OU FOLHA AVULSA, NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA E O TÍTULO DA ATIVIDADE. VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER A ATIVIDADE NA TELA E SALVAR EM ARQUIVO DIGITAL NO SEU COMPUTADOR.
Mudanças físicas na água
OBJETIVO
OBSERVAR A TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA PARA ELABORAR HIPÓTESES SOBRE AS OCORRÊNCIAS DE FENÔMENOS FÍSICOS.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
REALIZAÇÃO, OBSERVAÇÃO EM DUAS EXPERIÊNCIAS, A PRIMEIRA COM ÁGUA E AÇÚCAR E A SEGUNDA SOMENTE COM ÁGUA, APÓS LEVANTAR PERGUNTAS E HIPÓTESES SOBRE O QUE E POR QUE ACONTECEU O FENÔMENO FÍSICO.
VOCÊ DEVERÁ SEPARAR EM DOIS COPOS DE PLÁSTICOS COM ÁGUA E UMA COLHER DE AÇÚCAR.
1 - ESTADO FÍSICO DA ÁGUA
- COLOQUE O COPO COM ÁGUA EM CIMA DA MESA E OBSERVE.
- DEPOIS LEVE AO CONGELADOR ATÉ CONGELAR.
- RETIRE DO CONGELADOR E OBSERVE O QUE ACONTECEU
2 - ÁGUA COM AÇÚCAR
- COLOQUE O COPO COM ÁGUA EM CIMA DA MESA E OBSERVE.
- DEPOIS COLOQUE UMA COLHER DE SOPA COM AÇÚCAR NA ÁGUA E MEXA.
- OBSERVE O QUE ACONTECEU.
AGORA NO CADERNO ELABORE PERGUNTAS SOBRE O QUE ACONTECEU NAS DUAS EXPERIÊNCIAS, SE PREFERIR PODE PESQUISAR NA INTERNET E DESENHAR TODO O PROCESSO.
ANTES DE FINALIZAR COMPARE AS DUAS EXPERIÊNCIAS E RESPONDA:
- QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS?
- SE COLOCAR AÇÚCAR NO COPO DE ÁGUA E LEVAR AO CONGELADOR OCORRERÁ DA MESMA FORMA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.