Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

ESSA ATIVIDADE PODE SER FEITA IMPRIMINDO ESSA FOLHA, OU EM UM CADERNO OU FOLHA QUE VOCÊ TENHA EM CASA. SE VOCÊ USAR O CADERNO OU FOLHA AVULSA, NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA E O TÍTULO DA ATIVIDADE. VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER A ATIVIDADE NA TELA E SALVAR EM ARQUIVO DIGITAL NO SEU COMPUTADOR.


Mudanças físicas na água

OBJETIVO

OBSERVAR A TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA PARA ELABORAR HIPÓTESES SOBRE AS OCORRÊNCIAS DE FENÔMENOS FÍSICOS.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

REALIZAÇÃO, OBSERVAÇÃO EM DUAS EXPERIÊNCIAS, A PRIMEIRA COM ÁGUA E AÇÚCAR E A SEGUNDA SOMENTE COM ÁGUA, APÓS LEVANTAR PERGUNTAS E HIPÓTESES SOBRE O QUE E POR QUE ACONTECEU O FENÔMENO FÍSICO.


 

VOCÊ DEVERÁ SEPARAR EM DOIS COPOS DE PLÁSTICOS COM ÁGUA E UMA COLHER DE AÇÚCAR.

 

1 - ESTADO FÍSICO DA ÁGUA

  • COLOQUE O COPO COM ÁGUA EM CIMA DA MESA E OBSERVE.
  • DEPOIS LEVE AO CONGELADOR ATÉ CONGELAR.
  • RETIRE DO CONGELADOR E OBSERVE O QUE ACONTECEU

2 - ÁGUA COM AÇÚCAR

  • COLOQUE O COPO COM ÁGUA EM CIMA DA MESA E OBSERVE.
  • DEPOIS COLOQUE UMA COLHER DE SOPA COM AÇÚCAR NA ÁGUA E MEXA.
  • OBSERVE O QUE ACONTECEU.

 

 

AGORA NO CADERNO ELABORE PERGUNTAS SOBRE O QUE ACONTECEU NAS DUAS EXPERIÊNCIAS, SE PREFERIR PODE PESQUISAR NA INTERNET E DESENHAR TODO O PROCESSO.

ANTES DE FINALIZAR COMPARE AS DUAS EXPERIÊNCIAS E RESPONDA:

  • QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS?
  • SE COLOCAR AÇÚCAR NO COPO DE ÁGUA E LEVAR AO CONGELADOR OCORRERÁ DA MESMA FORMA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS.
 
© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024