Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

 

CIÊNCIAS HUMANAS - O COMÉRCIO – PARTE 3

 

OBJETIVOS: 

Hoje, quando precisamos ou desejamos comprar algo, podemos ir as feiras, supermercados, lojas, shoppings ou, até mesmo utilizar lojas virtuais. Para pagar por um produto, podemos usar dinheiro, cheque, cartão ou aplicativos. A maneira como as trocas comerciais são feitas, no entanto, passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Entretanto, como era o comércio nas primeiras comunidades humanas?

ATIVIDADE:

1 – Leia o texto e responda as questões em seguida: 

Por que foi criado o dinheiro?

O dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas. A princípio, as permutas eram baseadas na quantidade de tempo de trabalho gasto para produzir a mercadoria [...].

Sabe-se que na China, mais de mil anos antes de Cristo, já se usavam conchas como moeda de troca, como mostrado na figura 1. A partir daí, os materiais utilizados foram os mais diversos por todo o mundo, dos quais o exemplo mais conhecido é o sal [...].



Figura 1 – Conchas utilizadas como moedas

Fonte: EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA (2017).

Há mais de 2.000 anos, já se tem notícias moedas feitas em metal, como o ouro, a prata e o cobre. [...] O valor dependia da abundância ou da escassez de certo metal em cada região.

Centenas de anos depois, os reis e governantes começaram a cunhar seus rostos nas moedas. [...] Nessa época, cada pessoa que fosse dona de certa quantidade de metal levava esse material até uma repartição para que fosse transformado em moeda com o rosto do rei.

O ouro, metal mais precioso, acabou virando referência de valor [...]. No século IX, ainda valia o ouro, mas as notas em papel já se tornavam mais populares, com por exemplo o Florim, moeda cunhada no Brasil Colônia, como mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Florins

Fonte: SERRANO NETO (2019).

 

Na década de 1970, os Estados Unidos aboliram a referência ao padrão-ouro, e o papel moeda passou a valer por si só. Depois, foi copiado pelos outros países, que passaram a usar o dólar como referência para o valor de suas moedas (EDIÇÕES EDUCATIVAS DA EDITORA MODERNA, 2017).

 

Dica

Um excelente vídeo sobre o tema é o “História das Moedas do Brasil”, produzido por NERDOLOGIA (2019), disponível no Youtube. Para assistir basta acessar o link:

2 – Responda as questões abaixo em seu caderno ou em uma olha avulsa.

  1. Quando foram produzidas as primeiras moedas de metal?
  2. Segundo o texto, quais materiais já foram utilizados como moeda? 
  3. Se possível, faça uma pesquisa em livros ou na internet, e descubra o que significa lastro de uma moeda. 
  4. Se possível, pergunte a um adulto mais velho ou faça uma pesquisa em livros ou internet, verifique quais moedas (dinheiro) que Brasil já utilizou e em qual período tais valores monetários foram utilizados. (Exemplo: Real - De 1994 até os dias atuais). 
  5. Imprima a imagem da internet e cole no caderno ou desenhe as cédulas de dinheiro utilizadas no Brasil. 

ATÉ MAIS!!

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024