Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

OBSERVAÇÃO: A ATIVIDADE PODE SER IMPRESSA OU AS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS NO CADERNO OU EM UMA FOLHA AVULSA. SE USAR O CADERNO OU FOLHA AVULSA, NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR A DATA E O TÍTULO DA ATIVIDADE “ÁLGEBRA”.


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

TIRAS COM NÚMEROS

 

Clarinha sempre gostou de criar mistérios com enigmas para que seus amigos descobrissem. 

Agora que ela está no 4º ano, descobriu que pode fazer isto com os números. Veja o que ela preparou para os seus amigos, e entre neste mundo de aventuras.

Para começar, observe atentamente esta tira de papel que inicia no número zero e depois respondas as perguntas: 

1 - As duas pontas da fita são iguais. O que você acha que isso indica? Escreva abaixo, em seu caderno ou em uma folha avulsa o que pensou sobre esta questão.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Ainda prestando atenção nas cores onde os números foram escritos, responda:

      a. O que os números que estão nos espaços brancos da tira de papel têm em comum?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      b. O que os números que estão nos espaços vermelhos têm em comum?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pense em um número bem grande que não está representado na tira. Registre esse número.____________. 

      c. Esse número ocupa um espaço branco ou vermelho? _____________________________

Como você sabe disso?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      d. Qual é a cor do espaço do número 37? _____________________________ 

           Como você sabe disso?____________________________________________

      e. Qual é a cor do espaço do número 60? _____________________________ 

  Como você sabe disso? ___________________________________________




3 - Registre de duas formas diferentes a regularidade que você descobriu nesta tira de números: 







4 - Agora é sua vez! Faça como a Clarinha crie uma tira com três cores. Sua tira deverá ter uma regularidade que será identificada por seus familiares. Formule questões para que eles possam responder.