Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

Essa atividade pode ser feita imprimindo essa folha, ou em um caderno ou folha que você tenha em casa. SE você usar o caderno ou folha avulsa, não se esqueça de registrar a data e o título da atividade. Você também pode fazer a atividade na tela  e salvar em arquivo digital no seu computador. 

 

BIBLIOTECA VIRTUAL

 

Orientação  aos adultos:

O objetivo desta proposta é orientar a  leitura das crianças provocando antecipações , aguçando sua imaginação,  interesse e curiosidade pela história do livro indicado.

Por se tratar de várias histórias e curiosidades, este livro pode ser interessante para alunos que ainda têm pouca experiência leitora, pois não precisam ficar presos em uma só narrativa do começo ao fim.

Além disso, suas histórias  podem ser compartilhadas por todos em casa. E por falar de histórias vividas pelos mais velhos! Esta  poderá ser uma ótima oportunidade para resgatar as memórias e “causos” vividos pelas familiares e amigos.

Por isso enquanto, o aluno estiver lendo pergunte o que ele está achando, do que trata a história, veja se elas lhe fazem lembrar de suas próprias histórias, que você poderia contar para as pessoas próximas de você.


CONHECER PARA LER, OUVIR  E CONTAR

Você conhece o livro “Histórias de Antigamente”?

1 - A autora Patrícia Uerbach  explica como teve a ideia de escrever as histórias que ouvia dos mais velhos quando era criança.

 Veja o que ela disse na apresentação do livro: 

Agora vamos conversar um pouco!

De onde a autora retirou as histórias que conta em seu livro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por quê ela gostava tanto de ouvir os mais velhos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


2 - Vamos conhecer suas  histórias! 

O Sumário do livro informa o que iremos encontrar em seu interior e em quais páginas. Assim podemos  antecipar um pouco de seu conteúdo e nos preparar para o que o autor tem a dizer! Acontece que há autores que nos surpreendem, outros falam exatamente o que tínhamos imaginado.

Mas só tem um jeito de saber e esse jeito é ler!

Veja as histórias que o sumário deste livro contém, o que você acha que será contado?

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO, 7

SORVETE DE GELO, 8

A GELADEIRA ANTES DE ANTIGAMENTE, 20

OS PENICOS DA ESCOLA, 22

O BANHEIRO ANTES DE ANTIGAMENTE, 32

ALÔ, TELEFONISTA?,  48

O TELEFONE ANTES DE ANTIGAMENTE, 60

NÃO TOQUE NA TV!, 62

A TV ANTES DE ANTIGAMENTE, 74

POSFÁCIO, 76

SOBRE A AUTORA E A ILUSTRADORA, 78

Agora leia as histórias e compare com o que você imaginou!

ATENÇÃO! 

Há pessoas que quando pegam um livro para ler não largam até acabar, outras leem devagarinho, como se comesse bem devagarinho uma muito  gostosa, outras leem deitadas, outras sentadas e outras até em pé!

O que não vale é não ler!

Caso você não consiga ler sozinho peça para alguém que sabe ler com ou para você

Acesse o livro aqui: https://pt.calameo.com/read/0056532408fc7c53dd30

Será que as pessoas que vivem com você também têm histórias para contar? Pergunte para seus familiares, amigos, conhecidos. Se precisar conte uma do livro assim todos terão ideias.

Quem  sabe você também não  poderá começar seu próprio livro?

 

 

3 - Agora é sua vez de coletar histórias para contar!

De todas as histórias que a autora do livro contou, qual você mais gostou? Escolha uma do livro para reescrever e lembrar de contá-la ,  se precisar recordar leia novamente! Mas lembre-se! Não é para copiar, é para escrever como se você fosse o autor: com suas palavras.

 

PROPOSTA 1: 

Atenção: Para esta atividade, é possível ter um ajudante! Ou seja,  caso essa proposta seja muito difícil , alguém pode escrever a história enquanto o aluno dita.

Outra possibilidade é gravar a história contada por ela. Neste caso, é importante que ela também realize a proposta 2.

 

Reescreva a história abaixo para contar  para seus amigos quando voltar às aulas. Não esqueça do título e da ilustração.

Título:_________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA 2:

Se reescrever a história ficar muito difícil, escreva então outros  títulos das histórias que você mais gostou e faça a ilustração. Assim você também poderá lembrar dela quando voltar para escola.

 

HISTÓRIAS PARA CONTAR QUANDO VOLTAR AS AULAS

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________




Fique a vontade!

Aqui você escreve somente se quiser

Você teria alguma história para contar? O que está vivendo agora, com está sendo esses dias em casa, ou mesmo que tenha acontecido antes...você é quem sabe, afinal é a sua história!

Essa história pode ser só sua, não precisa mostrar para ninguém se não quiser! Se preferir, utilize um caderno só seu. 

Não esqueça de colocar um título.

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024