Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

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CIÊNCIAS DA NATUREZA – FUNGOS

ATIVIDADE:

1 – Leia o texto abaixo e realize a experiência disponível no final. 

 

FUNGOS

Saiba mais sobre os fungos, seres vivos que contribuem no equilíbrio da natureza!

Você já deve ter visto e ouvido falar dos fungos, mas será que você sabe reconhecê-los?

Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.

Na natureza nós encontramos fungos unicelulares e fungos multicelulares, e a maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais e de plantas. Outras espécies de fungos nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e o apodrecimento de frutas e verduras.

Os fungos, juntamente com as bactérias, são os principais decompositores de matéria orgânica na natureza
Os fungos, juntamente com as bactérias, são os principais decompositores de matéria orgânica na natureza

Nos dias atuais são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos, mas especialistas acreditam que há em todo o mundo aproximadamente 1,5 milhão de espécies.

Você sabia...

Que algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos? Fungos unicelulares, conhecidos como leveduras, são utilizados na fabricação de pães e bebidas alcóolicas. Alguns cogumelos, conhecidos como champignon e shitake, são empregados na culinária e consumidos em diversos pratos. Na fabricação de certos tipos de queijo são empregados fungos que lhes dão um sabor bem característico!

 

 

Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/fungos.htm

 


Mas afinal de contas, o que é lixo orgânico e inorgânico e como fazer a reciclagem?

Lixo orgânico é todo resíduo originado de um organismo vivo e que pode ser atacado por organismos decompositores. Isso significa que restos de alimento de origem animal ou vegetal fazem parte desse grupo. Geralmente o lixo orgânico é produzido nas residências, escolas, empresas e até mesmo pela própria natureza.

Para que serve o lixo orgânico?

Muitas vezes imaginamos que o lixo não apresenta nenhuma utilidade, entretanto, estamos completamente enganados. O lixo orgânico pode ser utilizado, por exemplo, na produção de adubo orgânico, o qual pode ser utilizado na agricultura.

O lixo orgânico é transformado em adubo orgânico na compostagem, um processo que funciona como uma reciclagem do lixo orgânico. Para isso, micro-organismos são utilizados para realizar a decomposição do material orgânico, sob condições adequadas de temperatura e umidade, por exemplo.

Como exemplos de materiais que podem ser usados na compostagem, podemos destacar as cascas de árvore, folhas verdes e estrume de animais. Vidros, plásticos, metais e pedras, por exemplo, não são utilizados na compostagem. Carnes também não devem ser utilizadas, uma vez que estão muito relacionadas com a atração de animais.

Vale destacar que a compostagem pode ser feita até mesmo em casa. Existem diferentes formas de se realizar o processo, sendo uma delas a compostagem em forma de pilha. Para isso, basta escolher um local adequado, que pode ser até mesmo um local de solo impermeável. Posteriormente, deve-se fazer uma pilha intercalando camadas de restos de alimentos com plantas. De tempos em tempos, deve-se revirar a pilha. O composto estará pronto quando possuir cor escura e cheiro de terra.

Fonte https://escolakids.uol.com.br/ciencias/lixo-organico.htm:

E o lixo inorgânico?

Lixo inorgânico é aquele formado por materiais produzidos pelo homem, tais como plástico, metal, vidro e borracha.

Geralmente o lixo inorgânico é mais volumoso que o lixo orgânico, mas isso não significa que o lixo orgânico não seja um problema. O lixo orgânico está relacionado com a atração de animais, que muitas vezes são vetores de doença, além de formar o chorume – material líquido de cor escura e odor desagradável. O chorume é altamente contaminante e pode infiltrar-se no solo, contaminando a água subterrânea.

E já que o assunto é lixo inorgânico, quanto tempo será que os diferentes tipos de materiais desse grupo demoram para se decompor? Ficou curioso? Vamos aos dados:

https://escolakids.uol.com.br/upload/image/tempo-de-decomposicao.jpg
Isso é preocupante não é mesmo? Que tal então aprender sobre o destino adequado que devemos dar ao nosso lixo? 

São Bernardo do Campo é uma cidade com um número grande de habitantes (aproximadamente 833.240¹), imaginem o que aconteceria se cada uma dessas pessoas jogassem seus lixos em qualquer lugar, difícil até de imaginar não é mesmo? 

Nossa cidade conta com um sistema de coleta seletiva, você sabe o que isso significa? Significa que a Prefeitura oferece a modalidade porta a porta de coleta, onde os materiais recicláveis separados são recolhidos em dias determinados da semana e depois de coletados seguem para Cooperativas de Catadores do Município. 

No site da Prefeitura da nossa cidade é possível consultar o dia da coleta da sua rua! Quer experimentar?

Primeiro acesse o seguinte endereço:  https://www.saobernardo.sp.gov.br/coleta-seletiva-porta-a-porta1 , depois é só digitar o nome da sua rua e clicar na barra “clique aqui”, pronto! Feito isso você saberá o dia de coleta e poderá contribuir para que a nossa cidade fique ainda mais limpa, aceita o desafio?

Os monstrinhos “papa recicláveis” são os mascotes da nossa coleta seletiva!


DICAS DE COMO SEPARAR O LIXO PARA A COLETA

Plásticos: Lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
Vidros: Lave-os bem e retire as tampas.

Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

Lembrando que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco do úmido.

Além disso, nossa cidade ainda conta com alguns pontos de entrega voluntária que estão localizados em pontos estratégicos do seu bairro onde você descarta os materiais que podem ser reciclados de forma simples, evitando que eles sejam colocados em áreas impróprias.

Fonte: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/888250/TAB_SBC_EM_NUMEROS_SOPE13_2019_FEV.pdf/8384d440-e198-2c4f-b8da-eec46ff98e88

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/10/conheca-os-materias-que-podem-ser-reciclados-e-saiba-como-separa-los.html


E agora, que tal brincar de cientista?!

Faça essa experiência em casa e acompanhe a evolução dia a dia dos materiais que irá classificar, depois conte como foi sua experiência!

Experiência – Fungos em Crescimento

Há condições que são mais favoráveis para o crescimento dos fungos. Desafiamos você a identificar quais são fazendo este experimento! Pronto para colocar as mãos na massa e, na prática, os seus conhecimentos?!

http://chc.org.br/wp-content/uploads/2011/12/fungos-em-crescimento.jpg

  1. Ponha uma colher de mingau de amido de milho quente num copo plástico. Vede-o imediatamente com plástico. Cole nele uma etiqueta com o número um.
  2. Em outro copo, coloque uma colher de mingau de amido de milho, mas, desta vez, deixe-o esfriar antes de pôr a tampa. Cole uma etiqueta com o número dois no copo.
  3. Num terceiro copo, coloque uma colher de mingau de amido de milho, espere-o esfriar. Não tampe. Cole uma etiqueta com o número três e guarde-o na geladeira.
  4. Ponha, no quarto copo, um colher de mingau, deixe-o destampado e fora da geladeira. Coloque nele uma etiqueta com o número 4.

Feito isso, dê os seu palpite: em qual ordem de copos você acredita que os fungos aparecerão (por exemplo, primeiro no copo 3, a seguir, no 4 etc.)? Por quê? A seguir, fique de olho nos copos por uma semana. Registre, num quadro, o dia em que o fungo surgir, seu tamanho, sua localização etc. Ao fim de sete dias, responda: suas previsões se confirmaram? Se não, tente explicar o que ocorreu!

Atenção: Para validar seu experimento, não olhe o resultado antes de relatar seus palpites e acompanhar o processo!

Anote as suas observações nos campos abaixo (se a sua atividade estiver impressa em papel) ou no seu caderno (se a atividade estiver disponível para você no modo online).

 

Palpite:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Registro – Dia 1:

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Dia 2:

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Dia 3:

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Dia 4:

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Dia 5:

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Dia 6:

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Dia 7:

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Resultado:
Os fungos surgem na seguinte ordem: 1º – frasco nº 4. 2º – frasco nº 2. 3º – frasco nº 1. 4º – frasco nº 3. Dependendo da umidade e da temperatura do ar dentro da geladeira, porém, o frasco nº 3 pode ter fungos antes do frasco nº 1. Note que as baixas temperaturas e o isolamento do ar foram os elementos que favoreceram a conservação do mingau, enquanto a falta de refrigeração e o contato com o ar incentivaram o rápido desenvolvimento de fungos.

Sugestão:
refaça o experimento, colocando canela no mingau ou um dos copos no freezer. No primeiro caso, você verificará que o mingau irá durar por mais tempo e, no segundo, que ele nunca estragará!

Fonte: http://chc.org.br/acervo/fungos-em-crescimento/ Ciência Hoje para Crianças - Matéria publicada em 04.03.2010

ATÉ MAIS!!

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