MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação
EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________
NOME: ________________________________________________TURMA:_________
NEM TUDO SÃO FLORES
Objetivo: Ler o breve resumo do filme A Ilha das Flores para que possa refletir sobre quais são os temas tratados e se a realidade apresentada no filme ocorre também em nossa sociedade, se há fatores em comum e as diferenças.
Orientação: Depois de assistir ao filme sugerido e/ou ler o breve resumo, é possível estabelecer comparações entre a realidade retratada e a comunidade na qual vivemos? O que há em comum? O que há de diferente? O que sabemos sobre a coleta e o tratamento do lixo na nossa cidade e sobre o atendimento à população vulnerável? Caso você consiga acessar em algum momento o filme está disponível na plataforma de vídeos YouTube.
BREVE RESUMO DO FILME:
Ilha das Flores teve o seu lançamento no Brasil em 1989. Trata-se um curta-metragem, do gênero documentário, dirigido por Jorge Furtado e de autoria de Cecília Meireles. O filme mostra como o sistema capitalista gera relações desiguais entre os seres humanos.
A história tem início com um agricultor que planta, colhe e vende seus tomates para um supermercado.
No mercado, uma mulher compra porco e tomate para o almoço. Ela pode comprar, pois tem dinheiro obtido com a revenda de perfumes.
Um dos tomates está estragado e é jogado no lixo.
O lixo vai para o aterro sanitário, onde os materiais orgânicos, como os restos de alimentos, são separados. Os restos em melhor estado servem de alimento a porcos em um terreno na Ilha das Flores. Os porcos comem primeiro pois têm dono e o dono vende os porcos para ter dinheiro.
O que os porcos não comem é então dado a famílias pobres que estão abaixo dos porcos nessa escala de alimentação por não terem nenhum dinheiro.
Agora reflita, individualmente ou junto aos seus familiares, sobre os seguintes questionamentos e registre-os:
- A realidade que você assistiu no filme é comum somente na Ilha das Flores ou você tem conhecimento dessa situação em outros lugares? Se tem conhecimento, como ocorrem as relações sociais e econômicas nesses locais?
- Qual a importância que o dinheiro tem ao longo dos filmes? Você acredita que a falta de dinheiro exclui muitos direitos básicos de algumas pessoas, como o direito à alimentação, à moradia, à educação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Em Ilha das Flores, por que o porco tem prioridade na alimentação em relação aos seres humanos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que você compreende por dizerem que os porcos têm dono e os seres humanos não?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual o percurso do lixo no enredo? Você sabe como é o percurso do lixo na sua cidade? Há coleta e tratamento dos materiais orgânicos, reciclados?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Como você e sua família contribuem para que o percurso do lixo possa favorecer a preservação do meio ambiente e a vida das pessoas? Você pode usar o verso da folha para registrar.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________