Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

SBC

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Secretaria de Educação

EMEB: ______________________________________________ DATA: _____________

NOME: ________________________________________________TURMA:_________

 

NEM TUDO SÃO FLORES

 

Objetivo: Ler o breve resumo do filme A Ilha das Flores para que possa refletir sobre quais são os temas tratados e se a realidade apresentada no filme ocorre também em nossa sociedade, se há fatores em comum e as diferenças.

Orientação: Depois de assistir ao filme sugerido e/ou ler o breve resumo, é possível estabelecer comparações entre a realidade retratada e a comunidade na qual vivemos? O que há em comum? O que há de diferente? O que sabemos sobre a coleta e o tratamento do lixo na nossa cidade e sobre o atendimento à população vulnerável? Caso você consiga acessar em algum momento o filme está disponível na plataforma de vídeos YouTube.


BREVE RESUMO DO FILME: 

Ilha das Flores teve o seu lançamento no Brasil em 1989. Trata-se um curta-metragem, do gênero documentário, dirigido por Jorge Furtado e de autoria de Cecília Meireles. O filme mostra como o sistema capitalista gera relações desiguais entre os seres humanos. 

A história tem início com um agricultor que planta, colhe e vende seus tomates para um supermercado.  

No mercado, uma mulher compra porco e tomate para o almoço. Ela pode comprar, pois tem dinheiro obtido com a revenda de perfumes. 

Um dos tomates está estragado e é jogado no lixo.

O lixo vai para o aterro sanitário, onde os materiais orgânicos, como os restos de alimentos, são separados. Os restos em melhor estado servem de alimento a porcos em um terreno na Ilha das Flores. Os porcos comem primeiro pois têm dono e o dono vende os porcos para ter dinheiro.

O que os porcos não comem é então dado a famílias pobres que estão abaixo dos porcos nessa escala de alimentação por não terem nenhum dinheiro.


 

Agora reflita, individualmente ou junto aos seus familiares, sobre os seguintes questionamentos e registre-os:

  • A realidade que você assistiu no filme é comum somente na Ilha das Flores ou você tem conhecimento dessa situação em outros lugares? Se tem conhecimento, como ocorrem as relações sociais e econômicas nesses locais?

 

  • Qual a importância que o dinheiro tem ao longo dos filmes? Você acredita que a falta de dinheiro exclui muitos direitos básicos de algumas pessoas, como o direito à alimentação, à moradia, à educação?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • Em Ilha das Flores, por que o porco tem prioridade na alimentação em relação aos seres humanos? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • O que você compreende por dizerem que os porcos têm dono e os seres humanos não?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • Qual o percurso do lixo no enredo? Você sabe como é o percurso do lixo na sua cidade? Há coleta e tratamento dos materiais orgânicos, reciclados? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  • Como você e sua família contribuem para que o percurso do lixo possa favorecer a preservação do meio ambiente e a vida das pessoas? Você pode usar o verso da folha para registrar.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 
© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024