Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

QUE TAL AGORA BRINCARMOS COM OS SONS DO CORPO?

 

 

VAMOS OUVIR OS SONS DO CORPO?

 

MATERIAIS: ROLO DE PAPELÃO EXISTENTE NO MIOLO DE TOALHA DE PAPEL, PAPEL ALUMÍNIO OU PAPEL MANTEIGA, CONES DE LINHA DE COSTURA OU AINDA ALGUM OUTRO OBJETO VAZADO QUE SE POSSA ENCOSTAR NA ORELHA E NA PARTE DO CORPO QUE SE PRETENDE CAPTAR O SOM.

ESCOLHA UM LOCAL DA CASA ONDE O GRUPO OU DUPLA QUE VAI PARTICIPAR POSSA SE POSICIONAR CONFORTAVELMENTE, SENTAR OU DEITAR EM VÁRIAS POSIÇÕES, DE PREFERÊNCIA NA CAMA, TAPETE OU CHÃO. O ADULTO INICIA A BRINCADEIRA E A CRIANÇA CERTAMENTE VAI QUERER BRINCAR TAMBÉM. O ADULTO VAI AJUDANDO A CRIANÇA A NOMEAR AS PARTES DO CORPO E AJUDANDO-A A MANTER A ATENÇÃO PARA OS SONS.

DE ACORDO COM A IDADE DA CRIANÇA, PODE-SE TAMBÉM IR CONVERSANDO INFORMALMENTE, INSTIGANDO A CURIOSIDADE PARA OS SONS E O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO LÁ DENTRO DO CORPO PARA FAZER AQUELE SOM?

 


 

SUGESTÃO: SE VOCÊ TIVER UM PEDAÇO GRANDE DE PAPEL (PARDO, CRAFT, CARTOLINA OU MESMO UMA CAIXA DE PAPELÃO QUE DESDOBRADA FIQUE DO TAMANHO DA CRIANÇA), PEÇA PARA QUE ELE(A) DEITE SOBRE ELE E COM UMA CANETA OU LÁPIS FAÇA O CONTORNO DO SEU CORPO. DEPOIS, PEÇA PARA QUE ELE(A) SE DESENHE (OLHOS, NARIZ, BOCA, UMBIGO ETC.) E LOCALIZE OS PONTOS EM QUE OUVIU OS SONS CORPORAIS.

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024