Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

ESPAÇO DE LEITURA

 

  • CONVIDAMOS OS PAIS, AVÓS OU RESPONSÁVEIS A PROMOVEREM UM MOMENTO COM AS CRIANÇAS CONVIDANDO-AS A TER TEMPOS DE APRECIAÇÃO LITERÁRIA.

 

  • PEÇA PARA A CRIANÇA SE ATENTAR A HISTÓRIA, FALAS, CORES, SEUS PERSONAGENS E CENÁRIOS.

 

  • A PARTIR DESTA SUGESTÃO INICIEM A LEITURA DE MODO DESCONTRAÍDO, PERMITA QUE A CRIANÇA PERGUNTE E PARTICIPE DA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA, FAÇA OS SONS DOS PERSONAGENS (EX.: LATIDO DE CÃES, OU O “XIC XIC” DO TREM SE MOVIMENTANDO ETC DE ACORDO COM O ENREDO DA HISTÓRIA ESCOLHIDA).

 

  • APÓS A LEITURA, CONVIDE A CRIANÇA A CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA. PERGUNTE O QUE ELA ACHOU, SE ELA GOSTOU DA HISTÓRIA, SE ELA GOSTARIA DE INVENTAR UM NOVO FINAL ETC.

 

  • O MOMENTO LITERÁRIO E A CONVERSA POSTERIOR A ELA PODEM DAR ORIGEM À CONSTRUÇÃO DE OUTRA ATIVIDADE, SE A FAMÍLIA E A CRIANÇA DESEJAREM, ATRAVÉS DO REGISTRO DA HISTÓRIA EM UM DESENHO OU FAZENDO O RECONTO DA HISTÓRIA PARA OUTRA PESSOA DA FAMÍLIA QUE NÃO PARTICIPOU DO PRIMEIRO MOMENTO.
    • ALÉM DESSA INTERAÇÃO SUGERIDA PODEM SER REALIZADAS TAMBÉM AS PROPOSTAS DISPONÍVEIS NA OPÇÃO “COMO APROFUNDAR?” DO PRÓPRIO SITE E A CRIANÇA PODE TER UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO NO JOGO ONLINE DA HISTÓRIA.

 

  • PARA AS FAMÍLIAS QUE POSSUEM ALGUMA DIFICULDADE OU QUESTÃO DE ACESSIBILIDADE, A PLATAFORMA TAMBÉM DISPONIBILIZA AS HISTÓRIAS, ALÉM DA FORMA ESCRITA, COMO “LER E OUVIR” E “ASSISTIR À LEITURA”.
    • AQUI TRAZEMOS ALGUMAS SUGESTÕES DE HISTÓRIAS DA PLATAFORMA ONLINE ‘ESPAÇO DE LEITURA‘ (http://espacodeleitura.labedu.org.br/), QUE DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIGITAIS. O PROJETO É UMA PARCERIA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E A EQUIPE ‘ÁREA DE LÍNGUA’, UM GRUPO DE ESTUDOS LIDERADO PELA PROFESSORA ESPANHOLA ANA TEBEROSKY, DA UNIVERSIDADE DE BARCELONA.

 

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS

A MÃE CABRA NÃO SAI PARA O TRABALHO ANTES DE RECOMENDAR ÀS FILHAS QUE TOMEM MUITO CUIDADO COM O LOBO QUE CIRCULA PELAS REDONDEZAS. MAS ASSIM QUE ELA SE DISTANCIA DE CASA, O LOBO BATE À PORTA E TENTA ENGANAR AS CABRITINHAS QUE, ADVERTIDAS PELA MÃE, TOMAM ALGUMAS PRECAUÇÕES E BUSCAM CHECAR INFORMAÇÕES ANTES DE ABRIR A PORTA AO VISITANTE. DISPONÍVEL EM: http://espacodeleitura.labedu.org.br/livros/as-sete-cabritinhas-e-o-lobo/?leitor=1

 


ONDE ESTÁ O MEU CACHORRO?: NESTE CONTO, ACOMPANHAMOS CINCO AMIGOS EM BUSCA DE ZASCA, UM GOLDEN RETRIEVER DIVERTIDO E BRINCALHÃO QUE SE PERDEU NO BOSQUE. PERSEGUINDO PISTAS E INDÍCIOS, NOSSOS HERÓIS VÃO DESVENDAR COORDENADAS ESPACIAIS, MARCOS DE REFERÊNCIAS E DIFERENTES PERSPECTIVAS, A FIM DE SE LOCALIZAREM E NAVEGAREM PELO ESPAÇO À PROCURA DO CÃOZINHO.

 

DISPONÍVEL EM: http://espacodeleitura.labedu.org.br/livros/onde-esta-o-meu-cachorro/?leitor=1

 


DOIS IRMÃOS: FELIPE E MARCOS SÃO DOIS IRMÃOS QUE DIARIAMENTE VÃO JUNTOS À ESCOLA, MAS AO VOLTAREM PARA A CASA BRINCAM SEPARADAMENTE COM OS SEUS BRINQUEDOS. MARCOS TEM VONTADE DE BRINCAR COM SEU IRMÃO MAIS VELHO, MAS ESTE É DE POUCAS PALAVRAS E PREFERE FICAR SOZINHO. TUDO MUDA QUANDO MARCOS DECIDE TAMBÉM QUERER JOGAR VIDEOGAME E MUITAS EMOÇÕES VÊM À TONA!

 

DISPONÍVEL EM: http://espacodeleitura.labedu.org.br/livros/dois-irmaos/·        

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024