Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

ATIVIDADE – Leitura de História em Quadrinhos

Se quiser pode baixar o arquivo e imprimir. Basta clicar no tipo de arquivo que você preferir.

pdf 01 01

............................................................................................................................................

Olá! Hoje iremos conhecer melhor um gênero textual muito apreciado pelas crianças (e adultos também): são as histórias em quadrinhos!

As histórias em quadrinhos têm como característica específica o uso de imagens na narração de histórias. Geralmente, também, são utilizados textos inseridos em “balões” para as falas dos personagens, com formas gráficas específicas para cada finalidade. Observe os exemplos abaixo:

  • Balão para a fala “normal”:

TdM1           

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/

  • Balão para “sussurro” (observe que a linha é tracejada):

tdm2

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/

Balão que indica grito (linha irregular):

tdm3

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/

 

  • Balão indicando pensamento, sonho ou lembrança (ligado por uma sequência de pequenos círculos ao personagem):

tdm4

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/

 

Existem outros recursos que são bastante utilizados nas histórias em quadrinhos, como as onomatopeias, símbolos e desenhos nas falas dos personagens. Veja estes exemplos:

  • Desenhos dentro do balão simbolizando o uso de “palavrões” pelo personagem:

tdm5

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/


A onomatopeia representa sons ou ruídos por meio de uma palavra ou um conjunto de palavras. (Fonte: BUENO, Francisco da Silveira, Gramática de Silveira Bueno, P. 577, 20ª Edição, Editora Global, 2014, São Paulo)


  • O uso do ponto de interrogação, no balão abaixo, simboliza dúvida:

 tdm6

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/todacriancaquersercrianca/


 Onomatopeia usada para expressão de dor:

tdm7

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/sede-de-vitoria/



Como vimos, as histórias em quadrinhos possuem diversos recursos específicos para a construção de sentido.

Agora vamos ler uma história em quadrinhos. Aproveite para compartilhar a leitura com a sua família. Para isso, clique no link abaixo:

http://turmadamonica.uol.com.br/lavar_as_maos_salva_vidas/

O que você achou da história? Você já conhecia estes personagens?

No site a seguir você pode encontrar outras histórias desta turminha para ler e se divertir. Para isso, siga as instruções abaixo:

  1. Clique em http://turmadamonica.uol.com.br/home/
  2. Quando abrir o site, clique em “revistas especiais”;

Escolha o tema que mais lhe agrade e curta a sua leitura!!!

Que tal agora criar suas próprias histórias em quadrinhos?

Acesse no link abaixo o tutorial da ferramenta TOONDOO que oferece muitos recursos para a criação de Histórias em Quadrinhos, tiras ou cartoons personalizados. É só soltar a imaginação e criar os mais variados tipos de tirinhas, escolhendo cenários, personagens e objetos a partir do vasto menu oferecido. Após a criação, é possível salvá-la em uma conta ToonDoo e divulgá-la em blogs, sites ou outros serviços da rede.

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/toondoo_tutorial.pdf

Boa diversão!

 

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024