Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 - 00:00:00

A atividade consistirá em conhecer um pouco mais sobre um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo, a Represa Billings, que completará 95 anos esse mês.

Acessar os links para saber sobre a história, a importância desse reservatório e sobre os principais problemas vinculados a ele.


UM POUCO DE HISTÓRIA

  • Por volta de 1910, o engenheiro Walter Charnley escolheu na Serra do Mar as escarpas de 640 m do Itapanhaú, que deságua em Bertioga, como local de um grande projeto de geração de energia. Em 1923, o engenheiro americano Asa White Kenney Billings preferiu que fosse represado o Rio Grande ou Jurubatuba e desviasse as águas através de um canal chamado Summit Control para o Córrego das Pedras, com curso serra abaixo
  • A represa foi idealizada em 27 de março de 1925 pelo engenheiro Billings, empregado da extinta concessionária de energia elétrica Light, daí o nome. Inicialmente, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.
  • Em 1925, a Light iniciou a construção do dique do Rio das Pedras. A represa foi inundada em 1927 e a Light iniciou a construção do dique do Rio Grande, em 1937. Na década de 1940 foram construídas estações elevatórias de Pedreira e Traição para aumentar a vazão de água, trazendo problemas ambientais. 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Represa_Billings

Assista um vídeo com duração de 3 minutos e saiba um pouco mais sobre a represa:  


CURIOSIDADES 

  1. Além de abastecer a população, as represas Billings e Guarapiranga são também áreas de lazer para os moradores.
  2. A represa Billings é considerada como um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo. Peixes como tilápias, lambaris e traíras são encontrados nela.
    • peixe1 Lambari
    • peixe2 Traíra
    • peixe3 Tilápia
  3. No passado, os rios Grande, Jurubatiba e Pinheiros formavam um único rio, com nascentes situadas na serra do mar e com a foz no rio tietê. a construção do barramento que deu origem à represa Billings, na década de 1920, criou-se uma ruptura em seu curso natural, que descaracterizou a noção de continuidade desses corpos hídricos.
  4. A Represa Billings faz parte do circuito MARATONA AQUÁTICA, conhecida pela alta densidade da água e pela temperatura gelada se torna um grande desafio para os nadadores, um pedido antigo de nadadores que há anos clamavam por mais provas com essas características.
  5.  A fim de proteger a Billings, existe uma lei específica, LEI Nº 13.579, DE 13 DE JULHO DE 2009 que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings - APRM-B.

Quer saber mais? Acesse os links abaixo:

https://recordtv.r7.com/sp-no-ar/sp-voar/videos/sp-voar-traz-as-curiosidades-das-represas-de-sao-paulo-30082019

https://blog.jovempan.com.br/os-reporteres-do-rio-pinheiros/2019/10/09/5-curiosidades-sobre-a-historia-do-rio-pinheiros/

https://swimchannel.net/agua-fria-e-neblina-marcam-ultramaratona-na-represa-billings/

http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2009/lei-13579-13.07.2009.html

http://www.neomondo.org.br/2009/03/20/represa-billings-uma-octagenaria-com-muita-historia/


 Apesar da sua grande importância represa Billings atualmente está ameaçada:.

  • Para especialistas, piora nos índices de qualidade da água que abastece região do Grande ABC revela descaso do poder público com legislação que, há uma década, prevê a proteção da área. 
  • Água da represa Billings é mais poluída do que se imaginava, estudos e pesquisas apontam grupos de bactérias no fundo de reservatório, que abastece mais de 1,5 milhão de pessoas em SP.
  • Alta concentração de agrotóxicos na água provoca morte de peixes, exame da água mostrou a presença de glifosato, o que sugere que esse seja um fator crítico para a mortandade tão repentina dos animais naquele local.
  • Esgotos, lixos e poluição favorecem o desenvolvimento de plantas aquáticas,  que cobrem a superfície da água, mais os esgotos de moradias irregulares, comprometem a pureza da água. 

 

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.6.1 - Junho/2024