Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Alimentação escolar atua no combate à obesidade infantil em São Bernardo

Cardápio nas unidades municipais é adaptado à idade e ciclo de aprendizado dos alunos, com oferta de frutas, verduras e legumes, além de preparações caseiras, sem adição de açúcares para crianças até 3 anos

A alimentação escolar nas escolas de São Bernardo tem sido importante aliada no combate à obesidade infantil. Isso porque, desde 2017, a Prefeitura vem aprimorando o cardápio ofertado aos cerca de 80 mil estudantes, tornando as refeições mais saudáveis, incluindo frutas, verduras e legumes, além de preparações caseiras, sem adição de açúcares e alimentos ultraprocessados. Neste sábado (3/6), é celebrado o Dia de Conscientização contra a Obesidade Infantil. Mais do que atender a legislação vigente e fazer valer o direito dos estudantes, a Prefeitura cumpre papel fundamental na formação do hábito alimentar das crianças, baseado na saúde e na prevenção de doenças.

O cardápio escolar é elaborado por modalidade de ensino, em acordo com a faixa etária dos alunos. Dessa forma, há incentivo ao aleitamento materno nas unidades escolares ou, na impossibilidade, o município realiza o atendimento com a oferta de fórmulas infantis específicas para lactentes do berçário. Para estudantes atendidos em período parcial, são disponibilizadas duas refeições diárias, café da manhã ou da tarde e almoço (arroz, feijão, proteína, salada, fruta ou preparações de sobremesa). Já os alunos das creches e do Programa Educar Mais recebem, além de desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar.

“Conscientizar a população sobre a prevenção da obesidade é um desafio. Consideramos que a escola é um ambiente importante para a formação do hábito alimentar e, por isso, é feito trabalho interdisciplinar mostrando os benefícios da alimentação saudável, livre de gorduras, corantes, conservantes, açúcares, os prejuízos dos produtos industrializados e ultraprocessados. Além disso, a comunidade escolar descobre que comer bem também pode ser saboroso”, explica a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

A alimentação escolar é constantemente elogiada pelos estudantes, sempre relacionada entre as atividades preferidas, ao lado da educação física e das aulas de robótica. “Meus dias favoritos são os dias de feijoada – arroz, feijoadinha (feijão preto com carne suína), farofa, couve manteiga refogada e fruta de sobremesa”, observa o estudante do 5º ano da EMEB Júlio Atlas, Guilherme Antônio, 10 anos.

ADEQUAÇÃO NAS CRECHES – A reformulação mais recente no cardápio da rede municipal de educação de São Bernardo se deu com a publicação da Resolução FNDE/PNAE nº 06/2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujo artigo 18 determina que é proibida a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças até 3 anos de idade.

“Substituímos o pão industrializado pelo pão caseiro, retiramos os biscoitos doces do cardápio e todo o açúcar. Com isso, acrescentamos ovos mexidos no café da manhã, bolos caseiros e ampliamos a oferta de frutas para estimular o consumo entre os estudantes. É um trabalho de médio e longo prazo, que certamente terá reflexos positivos para a vida dos alunos”, observa a nutricionista, diretora de divisão de alimentação escolar, Cristiana Pessoa Fernandes.

CARDÁPIO IMPRESSO – Um dos principais diferenciais da Prefeitura de São Bernardo é a entrega mensal do cardápio impresso aos pais e responsáveis pelos estudantes da rede municipal. Com isso, é possível acompanhar a alimentação diária das crianças. O material também está disponível on-line, no portal da Secretaria da Educação, e fixados nos refeitórios das unidades escolares, com informações sobre tabela nutricional e horários das refeições diárias.

Fonte: Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo