Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Prefeitura de São Bernardo anuncia

ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Unidade de ensino do bairro Ferrazópolis receberá R$ 5,6 milhões em investimentos em área abandonada pela gestão passada; melhorias possibilitarão expansão do ensino em tempo integral

Em nova evolução no processo de transformação da Educação de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando assinou, na tarde desta terça-feira (17/1), ordem de serviço para início das obras de ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias, no bairro Ferrazópolis. A unidade, que já integra o Programa Educar Mais, ofertando ensino em tempo integral, receberá investimento de R$ 5,6 milhões para construção de novos espaços em área abandonada pela gestão anterior, o que permitirá o aumento da capacidade de atendimento de alunos.

Em visita à EMEB Luiza Maria de Farias, o chefe do Executivo lembrou de todas as melhorias realizadas na Educação municipal desde 2017, como a revitalização de unidades escolares, reformulação do cardápio escolar, entrega de uniforme e material escolar antes do início do ano letivo e fim da fila por vagas em creche. “Tivemos de resolver outros problemas da Educação deixados pela administração anterior antes de dar sequência a essa obra abandonada mas, agora, vamos conseguir executar essas melhorias importantes para a comunidade escolar”, diz.

As obras de ampliação da unidade escolar visam a construção de área de 1.455,89 metros quadrados, com refeitório, cozinha, sanitários, pátio coberto, seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, ateliê, espaço maker e sala multiuso. A expectativa é a de que os trabalhos sejam concluídos no prazo de até 240 dias e, após este processo, será possível ampliar a capacidade de atendimento em 180 estudantes.

Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, o Programa Educar Mais foi criado em 2017 e, desde então, vem sendo ampliado na rede municipal de forma gradual. “A EMEB Luiza Maria de Farias atende crianças desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, com oferta de quatro refeições diárias, além de atividades complementares agregadas às disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, promovendo o enriquecimento cultural e garantindo proteção à infância”, destaca.

Diretora da unidade escolar, Flaviana da Rocha Lima Siqueira celebrou o anúncio como mais uma conquista para a comunidade escolar. “Estamos muito felizes. Essa área será muito bem utilizada”, observa. Já a diretora executiva da Associação de Pais e Mestres (APM), Rosimary Almeida Miranda, agradeceu a parceria entre escola e Secretaria da Educação em prol dos investimentos na EMEB. “Somos bem atendidos e recebemos um apoio importante”, completa.

HISTÓRICO DE MANUTENÇÕES – Entre 2020 e 2022, a EMEB Luiza Maria de Farias recebeu investimento de R$ 647.603,84 em melhorias diversas, entre revisão de telhado e manutenção dos vestiários, pintura, substituição de portas e de forro de gesso, revisão elétrica e reforma da quadra poliesportiva. Além disso, foram repassados R$ 238.511,34 por meio do Programa Escola Linda, que disponibiliza às Associações de Pais e Mestres (APMs) recursos para intervenções, somente em 2022.

Fonte: Site do Município de São Bernardo do Campo

Versão: 2.5.1 - Janeiro/2024