Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Prefeitura de São Bernardo reforça segurança das escolas com presença da GCM

Prefeitura de São Bernardo reforça segurança das escolas com presença da GCM.

Visando proteção dos alunos e profissionais da educação, todas as unidades escolares passarão a contar com a presença de guardas civis municipais a partir da próxima segunda-feira (10/4)

A Prefeitura de São Bernardo implementará medida especial visando a proteção dos estudantes e profissionais da rede municipal da educação. A partir da próxima segunda-feira (10/4), todas as 218 unidades escolares do município passarão a contar com a presença física de um guarda civil municipal durante o seu período de funcionamento. A ação emergencial vigorará por tempo indeterminado.

A ação foi articulada na tarde desta quinta-feira (6/4) durante reunião entre o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e os secretários de Educação e Segurança Urbana, Silvia Donnini e Coronel Carlos Alberto dos Santos, respectivamente. “Tendo em vista os últimos acontecimentos em Blumenau, onde quatro crianças foram assassinadas e outras cinco ficaram feridas dentro de uma escola, tomamos essa medida emergencial para garantir não só a segurança dos estudantes e profissionais da educação como também a tranquilidade dos pais e responsáveis. Nosso objetivo é que nossas 80 mil crianças possam aprender e voltar para a casa em segurança”, explica o chefe do Executivo.

Conforme explica o Coronel Carlos Alberto dos Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) já realiza o serviço de segurança e vigilância patrimonial das escolas, atendendo, inclusive, uma demanda dos pais de alunos, no entanto, neste período emergencial, essa atuação será intensificada, já que cada unidade de ensino contará com a presença física de um agente da guarda durante o seu período de funcionamento. “Já estamos nos mobilizando e organizando as escalas para cumprir mais esse importante desafio”, diz.

Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, essa é mais uma medida de prevenção da Prefeitura de São Bernardo e que vai impactar de forma positiva na comunidade escolar. “Estamos muito gratos pela preocupação e pela ação rápida da Administração para proteger as nossas crianças e profissionais. Com certeza todas as famílias estarão mais tranquilas em saber que os alunos estão em segurança”, ressalta.

REFORÇO ESTADUAL – Devido à ação emergencial nas escolas, o prefeito Orlando Morando solicitou reforço das forças de segurança estadual no município. “A prioridade da nossa GCM será concentrar os esforços nas escolas, por isso já comuniquei o Governo do Estado sobre a necessidade de intensificar as ações policiais em São Bernardo neste período para que a sociedade sofra o menor impacto possível”, observa o prefeito.

ATAQUE EM BLUMENAU – Quatro crianças morreram em ataque a uma escola infantil de Blumenau, em Santa Catarina, na manhã da quarta-feira (5/4). Outras cinco ficaram feridas. Um homem de 25 anos se entregou à polícia e foi preso pelo atentado. Ele teria pulado o muro da creche e atingido as crianças que estavam no parquinho da instituição com golpes de machadinha.

Por  Natália Fernandes

Fonte: Site do Município de São Bernardo do Campo