Quinta-feira, 28 de Março de 2024
No Dia do Meio Ambiente, São Bernardo lança campanha de coleta seletivas nas escolas

Com presença do prefeito Orlando Morando, mobilização, apresentada no Cenforpe, visa fomentar conceito da reciclagem junto a alunos da rede de Educação

Sob a proposta de homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, escolheu a data desta segunda-feira (5/6) para lançar campanha de coleta seletiva das escolas da rede municipal de Educação. Cerca de 1.000 alunos participaram de evento promovido no auditório do Cenforpe, bairro Planalto, que marcou início da mobilização para conscientizar e inspirar a comunidade escolar sobre a importância da separação de materiais recicláveis.

A campanha tem objetivo de incentivar o engajamento junto a crianças e jovens, chamados no projeto de Guardiões da Billings. Além do prefeito Orlando Morando e de centenas de estudantes, a agenda contou com as presenças dos secretários Regina Célia Damasceno (Meio Ambiente e Proteção Animal), Silvia Donnini (Educação) e Marcos Cayres (Serviços Urbanos), bem como da representante da Cooperativa Reluz, Francisca Maria, e do diretor da SBA – empresa que executa serviço de coleta na cidade -, Arthur Bevilacqua.

Durante o encontro, foi distribuída cartilha educativa que trata da destinação correta do lixo produzido no cotidiano. “Com educação ambiental e campanha de conscientização de tamanho significado, nossos alunos podem ser multiplicadores, comprometidos em colaborar com a proposta, levar o conceito para dentro de casa e para o coração, algo essencial e necessário. Pequenas ações no dia a dia podem ter grandes resultados no futuro. A melhor forma é darmos bons exemplos para preservação do meio ambiente”, sustentou o chefe do Executivo Orlando Morando.

O evento registrou ainda as apresentações de papeleiras em formato de robôs – nas cores verde para coleta seletiva e laranja, coleta comum, que compõem a nova identidade visual da campanha de coleta seletiva – e jingle alusivo ao projeto que será veiculado nas escolas, assim como nos caminhões de coleta de São Bernardo, em estímulo à ampliação da reciclagem. O município coleta, em média, mais de 1.000 toneladas por mês de material reciclável.

Secretária municipal de Educação, Silvia frisou que compete aos agentes do Guardiões da Billings participar das campanhas de conscientização e ajudar em sua residência e nas escolas na separação correta dos recicláveis. “Neste ano vamos trabalhar o tema de resíduos sólidos, com a destinação adequada para fortalecer as cooperativas e, assim, termos uma cidade sustentável a longo prazo.”

A titular da pasta de Meio Ambiente, Regina Damasceno, por sua vez, pontuou que a data é importante para relembrar que toda a sociedade pode “contribuir para um mundo melhor”, a partir de cada comportamento. “Os recicláveis, destinados de forma adequada, vão para as cooperativas, com efeito prático de gerar emprego e renda para os trabalhadores, além de trazer benefícios para o meio ambiente e evitar a incidência de enchentes, alagamentos, mortes de animais marinhos e proliferação de vetores de doenças.”

COLETA – A Prefeitura de São Bernardo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, deu pontapé inicial em março em campanha que tem como meta principal aumentar o índice de reciclagem do município. Em iniciativa denominada Cidade Limpa, a medida avança mediante ações de sensibilização dos moradores, entre elas com equipes de rua responsáveis por percorrer mais de 200 mil residências tratando de educação ambiental.

Por Fábio Martins

Fonte:  Site do Município de São Bernardo do Campo