Domingo, 28 de Abril de 2024
Prefeito Orlando Morando entrega nova EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles

Após passar por reforma e ampliação com investimento de R$ 6 milhões, unidade de ensino tem capacidade para atender estudantes em período integral, com o Programa Educar Mais

Uma nova unidade de ensino, totalmente revitalizada e com instalações modernas para atender a comunidade escolar com mais conforto e qualidade. Essa é a nova realidade da EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles, no bairro Baeta Neves, que passou completa reforma e ampliação que demandaram investimento de R$ 6 milhões. Com as melhorias, o equipamento passou a ter capacidade para receber até 513 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) dentro do Programa Educar Mais, que oferece ensino em tempo integral.

Em visita à escola na tarde desta terça-feira (20/6), o prefeito Orlando Morando foi recepcionado pelos estudantes para verificar de perto as melhorias realizadas no espaço. “A escola é a melhor história viva que a gente pode presenciar e nosso desafio na educação tem sido padronizar as nossas unidades, tanto em relação às condições físicas, quanto dos equipamentos ofertados, alimentação, equipe pedagógica, uniforme e material, e aprendizado. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, observa.

CULTURA DA PAZ – A cerimônia que marcou a reabertura da unidade de ensino foi recheada de atrações, com direito a emocionante apresentação musical na qual os alunos entoaram e performaram a canção “A Paz”, da banda Roupa Nova, cantaram parabéns com direito a bolo e apresentaram à comunidade a nova mascote da EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles, um tsuru – tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa e que simboliza a paz, a longevidade, a gentileza e a gratidão.

“Estamos muito felizes com a nossa nova escola e esse tsuru simboliza nosso desejo de educação de qualidade baseada nos princípios do respeito e da harmonia”, destacou o aluno do 5º ano do Fundamental, Leonardo Nascimento. Em complemento, Priscila Garcia Valverde, representante dos pais de estudantes observou que o novo ambiente é favorável para o aprendizado. “É muito gratificante todo esse acolhimento que recebemos. A escola está fantástica e com inúmeras atividades para nossos filhos”, diz.

MELHORIAS REALIZADAS – A obra da EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles contou com os serviços externos de pintura, revisão dos sistemas de instalações hidrossanitários, elétrico e de proteção contra incêndio, reforma da fachada, demolição de espaço anexo, recuperação de talude, reconstrução de muro de arrimo e do piso, melhoria no acesso à secretaria e ao estacionamento, impermeabilização de calhas e lajes, revisão de telhado, calhas e rufos, instalação de para-raios e limpeza de claraboias.

No caso das intervenções internas, foram realizados o fechamento do refeitório e remanejamento da cozinha, construção de áreas de apoio e serviço, adequação da rampa de acessibilidade, ampliação das áreas de depósito e arquivo, reforma das salas de aula, substituição das divisórias e vedação de janelas e placas de concreto, reconstrução de sanitários, além da construção de sete salas.

EDUCAR MAIS – Criado em 2017, o Programa Educar Mais vem sendo gradativamente ampliado na rede municipal. Com o aprendizado em tempo integral, são agregadas às disciplinas da Base Nacional Comum Curricular outros idiomas, como o inglês e italiano, além de atividades complementares de grupos de estudo, jogos de tabuleiro, linguagens artísticas, educação ambiental, iniciação científica, cultura do movimento e protagonismo infantil e, desde o início de junho, iniciação musical com o Programa Mais Música. Além disso, os alunos recebem quatro refeições diárias, com a possibilidade de que os pais acompanhem o cardápio de forma impressa e on-line.

Fonte:  Site do município de São Bernardo do Campo