Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Prefeitura de São Bernardo inaugura creche e amplia vagas no Alves Dias

Nova unidade aumenta oferta de São Bernardo, atendendo crianças de 0 a 3 anos; sábado ficou marcado ainda por entrega de kits de material e uniforme escolares

Em agenda extensa que simboliza a prioridade dada à Educação na cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inaugurou neste sábado (04/02) creche construída no bairro Alves Dias, em área próxima ao Centro Esportivo Salim Tabet, conhecido como Corinthinha. A unidade irá ampliar oferta do município em mais 80 vagas, atendendo crianças de 0 a 3 anos - o dia ficou marcado ainda pela entrega dos kits de uniforme e material escolares aos pais e responsáveis de alunos.

A creche, denominada Santa Teresinha, já entra no calendário do ano letivo de 2023, que começa na segunda-feira (06/02). O investimento do município se deu no valor de mais de R$ 1 milhão, incluindo obras físicas e mobiliário. Instalado em área total de cerca de 2.700 metros quadrados, o equipamento fica localizado na Rua Guilherme Lorenzoni e vai funcionar em parceria com entidade conveniada, o Instituto Dom Décio Pereira, que mantém unidades nos bairros Silvina, Baeta Neves e Parque Los Angeles.

“Essa inauguração no Alves Dias tem significado importante. O espaço abrigava a sede social do Corinthinha, mas estava toda depredada, literalmente abandonada, com lixo. Os espaços públicos precisam estar bem cuidados, independentemente se é clube A, B ou C. Decidimos dividir a área, mantendo o campo e vestiários de um lado e neste local iniciamos uma creche, visando a valorização do que é público”, pontuou o prefeito. “De quebra, investimos na Educação. Temos orgulho de dizer que, hoje, não há fila de espera em São Bernardo. Quando chegamos na Prefeitura, em 2017, eram 4.000 crianças sem vaga em creche. Zeramos com muito trabalho e compromisso”, emendou.

A creche conveniada tem grade e padrão de identidade idênticas às unidades administradas diretamente pelo município. Neste caso, a Prefeitura arca com os custos e fiscaliza o convênio selado com a entidade parceira, responsável pela gestão. A secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, enalteceu a medida como forma de reforçar a rede. “Essa parceria com o terceiro setor nos une para ampliar a oferta de vagas na cidade. A prática, embora não seja nova, foi robustecida pelo governo. É uma honra realizarmos essa entrega. O bairro precisava de uma creche neste padrão de qualidade.”

Instalador de TV a cabo e morador do Alves Dias, Luan Cavalcanti Sodré, de 25 anos, matriculou o filho Aquiles, de um ano, agradecendo a iniciativa da Prefeitura por transformar o local em unidade escolar. “É um benefício enorme àqueles que têm condições mais simples. Nos sentimos acolhidos, tendo a certeza que meu filho estará em um espaço bem cuidado, bonito e seguro.”

UNIFORME E MATERIAIS – Ainda pela manhã, o prefeito Orlando Morando participou da reunião de pais dos alunos da rede municipal para a entrega dos uniformes e materiais escolares, na Emeb Marcos Rogério, no bairro dos Casa. A distribuição ocorreu simultaneamente em 76 unidades e beneficia 80 mil alunos da rede municipal.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 42 milhões com os materiais e as vestimentas. “Fazer com que nossas crianças iniciem o ano letivo já com os uniformes e todo o material necessário não é um favor, é nossa obrigação e nosso compromisso com a Educação. Diariamente trabalhamos para que os alunos de São Bernardo tenham uma nova realidade, com merenda de verdade e diversificada, e com uniforme e materiais de qualidade”, ressaltou o chefe do Executivo.

A dona de casa Claudia Santos Daniel, de 40 anos, mãe de um aluno do 3º ano, celebrou o recebimento dos kits antes mesmo do início do ano letivo de 2023. “Essa organização da Prefeitura em distribuir os materiais e uniformes com antecedência faz uma diferença enorme na iniciação escolar dos nossos filhos, sobretudo para as famílias de baixa renda, que precisam desse suporte e não têm condições de arcar do próprio bolso.”

Os kits do uniforme escolar distribuídos aos pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino é composto por duas bermudas; duas calças; três camisetas de manga curta e duas de manga longa; uma jaqueta; três pares de meia; além de uma mochila e uma squeeze de água (a partir da pré-escola).

Por Fábio Martins e Júnior Carvalho