Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Programa Escola de Pais orienta famílias sobre imunização e saúde infantil

Primeiro de seis encontros virtuais agendados para 2023 será realizado nesta quarta-feira (1º/3) e comandado pelos secretários Sílvia Donnini e Dr. Geraldo Reple Sobrinho

Com o objetivo de promover maior aproximação entre família e escola, a edição de 2023 do Programa Escola de Pais, da Secretaria de Educação de São Bernardo, terá início nesta quarta-feira (1º/3), às 19h. Neste ano, as ações abordarão temáticas correlatas à Educação e Saúde, com seis encontros virtuais programados, sendo o primeiro deles com o tema Imunização e Saúde Infantil: Parceria Escola, Família e Saúde, comandado pelos secretários de Educação, Sílvia Donnini, e de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Desde 2020, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o programa passou a acontecer no formato de webinar. Para participar, basta acessar o canal do Núcleo de Educação à Distância da Secretaria de Educação no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=eGEjtvUOCy4). Além de pais e responsáveis pelos alunos, o encontro é aberto a toda comunidade interessada.

“Esse programa visa estreitar as relações entre a escola e a família, nas perspectivas educacional e social, tendo como objetivos facilitar a promoção da educação integral da criança, estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e proporcionar aos pais um maior conhecimento e compreensão sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente”, observa a secretária de Educação, Sílvia Donnini.

Os webinars se estenderão até outubro, nas seguintes datas: 5 de abril, 3 de maio, 2 de agosto, 6 de setembro e 4 de outubro. Entre as temáticas que serão abordadas estão promoção da saúde bucal, alimentação saudável, prevenção à obesidade infantil e prática de atividades físicas.

Criado em 2018, o Programa Escola de Pais já abordou, junto às famílias e comunidade escolar, temas diversos, como é o caso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), Estatuto da Criança e do Adolescente: o papel da escola e o papel da família, O papel das emoções e dos afetos no desenvolvimento das crianças e Como minimizar os impactos no desenvolvimento infantil causados pela pandemia.

SAÚDE NA ESCOLA – De acordo com os temas abordados nos encontros virtuais do Programa Escola de Pais, as secretarias de Educação e Saúde promoverão ações práticas junto à comunidade escolar por meio do Programa Saúde na Escola. Tendo em vista o primeiro tema abordado – Imunização e Saúde Infantil: Parceria Escola, Família e Saúde –, até o fim do mês de março, será desenvolvido trabalho conjunto para verificação e atualização da situação vacinal dos estudantes da rede municipal.

“A imunização é um direito das crianças e manter a carteira de vacinação atualizada é um sinal de compromisso dos pais com a comunidade. Quando nos vacinamos, estamos colaborando para que doenças sejam erradicadas e deixem de causar danos às pessoas. Para atualizar a carteira, basta procurar a unidade de Saúde mais próxima de casa”, ressalta o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Fonte: Site da prefeitura de São Bernardo do Campo