Sábado, 27 de Abril de 2024
Prefeitura de São Bernardo anuncia ampliação do atendimento da EMEB Professora Pedra de Carvalho

Unidade de ensino, localizada no bairro Independência, passa a atender 520 estudantes em tempo integral, por meio do Programa Educar Mais

A Prefeitura de São Bernardo segue avançando com o processo de transformação e melhorias na educação municipal, sendo uma delas a expansão do Programa Educar Mais. Em visita à EMEB Pedra de Carvalho, no bairro Independência, na tarde desta sexta-feira (18/8), o prefeito Orlando Morando anunciou a ampliação do atendimento na unidade escolar, que passa a ofertar ensino em tempo integral aos 520 estudantes matriculados. A medida integra conjunto de ações especiais em virtude do aniversário de 470 anos da cidade.

O chefe do Executivo municipal foi recebido pelos estudantes da EMEB Pedra de Carvalho, que o apresentaram algumas áreas do prédio escolar, como a sala de música, o espaço maker, a biblioteca, o laboratório de informática, além das salas de aula para mostrar os chromebooks usados pelos alunos dos 4ºs e 5º anos do Ensino Fundamental. “Tenho convicção de que só a educação é capaz de melhorar nossa realidade, por isso, estamos trabalhando para ofertar o que há de melhor para os alunos na nossa rede municipal. Nosso objetivo é continuar investindo para manter esse padrão de qualidade e garantir que essa geração esteja preparada para o futuro”, comenta.

Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini observa que a EMEB Pedra de Carvalho foi inaugurada em 1969 e funcionou como escola estadual até janeiro de 2022, quando a Prefeitura solicitou o prédio, de sua propriedade, para atender alunos da rede municipal. “A EMEB Pedra de Carvalho acolheu os alunos da EMEB Vicente Zammite durante o período de reforma daquele espaço e, com a entrega da Zammite, nosso Cebolinha, totalmente revitalizado, foi possível reorganizar e ampliar o atendimento aqui na Pedra”, diz.

A reorganização realizada pela Secretaria de Educação permitiu a ampliação de nove turmas na EMEB Pedra de Carvalho, possibilitando a matrícula de mais 243 estudantes já a partir deste segundo semestre de 2023. Com isso, a EMEB passa a contar com 20 turmas e 520 estudantes. A unidade escolar oferece atendimento a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Em cerimônia realizada na quadra da EMEB Pedra de Carvalho, a comunidade escolar preparou série de atividades, entre elas a declamação de poema e entrega de presente que simboliza a mascote da unidade de ensino, o cubo mágico. “O cubo mágico é formado por várias peças coloridas que se unem para formar um todo coeso. E isso mostra a importância das diferenças e do trabalho em equipe para formar algo, como acontece na nossa escola”, destaca a vice-diretora Marli Vegas Machado.

ATENDIMENTO INTEGRAL – Criado em 2017, o Programa Educar Mais implantou o ensino em tempo integral nas escolas municipais. Atualmente, a medida já contempla 41 unidades escolares. A ação oferta aos estudantes diversas possibilidades de aprendizagem, uma vez que agrega às disciplinas da Base Nacional Comum Curricular o inglês e italiano, atividades complementares de grupos de estudo, jogos de tabuleiro, linguagens artísticas, educação ambiental, iniciação científica, cultura do movimento, protagonismo infantil e, desde junho de 2023, aulas de música por meio do Programa Mais Música. Além disso, são ofertadas quatro refeições diárias, entre café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Fonte:  Site da Prefeitura de São Bernardo do Campo