Domingo, 28 de Abril de 2024
Prefeitura de São Bernardo expande parceria com o terceiro setor para ampliar vagas em creches

Em visita à unidade Futuro Feliz IV, prefeito Orlando Morando destacou trabalho feito desde 2017, com mais de 2.000 novas matrículas para crianças de zero a 3 anos e fim da fila de espera

Modelo de educação que dá resultados. Em São Bernardo, a parceria com o terceiro setor tem sido fundamental para a ampliação do número de vagas em creche, além de garantir o fim da fila de espera. Desde 2017, o trabalho da Prefeitura junto às conveniadas, por meio do Programa Atender Mais, possibilitou a criação de mais de 2.000 novas matrículas para crianças com idade entre zero e 3 anos, ofertando ensino de qualidade e gerando mais de 1.500 postos de trabalho.

Em visita à unidade conveniada Futuro Feliz IV, no bairro Nova Petrópolis, o prefeito Orlando Morando ressaltou os benefícios do modelo de gestão implantado na educação municipal. “Quando assumimos a Administração, tínhamos fila de espera por vagas em creche de quase 4.000 crianças. A parceria com o terceiro setor foi a melhor maneira de solucionar esse problema, mantendo o mesmo padrão ofertado nas nossas EMEBs e fomentando o mercado de trabalho formal”, observa.

A creche Futuro Feliz IV abriu as portas em abril de 2023, ofertando 94 novas vagas para crianças do berçário inicial, berçário final e infantil I. A unidade é mantida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação A Palavra de Deus e passou a integrar o Programa Atender Mais a partir de termo de colaboração firmado junto à Secretaria de Educação. Para o exercício de 2023, a Prefeitura efetuará repasse total de R$ 1,86 milhão à entidade, destinado à custeio, despesas com pessoal, conservação e limpeza e pequenos reparos (Programa Escola Linda).

Secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini destaca a evolução do Programa Atender Mais ao longo dos últimos anos. “Em 2017, a Secretaria de Educação contava com 22 creches parceiras. Esse número saltou para 42 unidades neste ano. Tivemos, ainda, uma evolução histórica no valor dos repasses efetuados ao terceiro setor por aluno, de quase 60%, tanto para o berçário quanto para o infantil. E esse trabalho continua, ampliando e qualificando cada vez mais o atendimento aos nossos estudantes e às famílias”, diz.

REFORÇO NA SEGURANÇA – Assim como ocorre nas EMEBs da cidade, as unidades conveniadas também reforçaram a segurança com a presença de vigilantes durante o seu período de funcionamento. Desde o início de abril, a Prefeitura implementou medida especial visando a proteção dos estudantes e profissionais da rede municipal da educação com a presença de um guarda municipal em cada EMEB.

Fonte: Site do Município de São Bernardo do Campo