Quinta-feira, 28 de Março de 2024

 

Aplicação SARESP 2018

 

Agenda: 27 e 28 de novembro

 

Vídeo Explicativo:

 

 

SARESP

Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

 

Saresp permite monitorar avanços da educação básica no Estado

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

 

1,2 milhão de alunos da rede estadual participam da avaliação

Estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental são avaliados

No Ensino Médio, fazem a prova alunos da 3ª série

dados abril de 2016

 

Boletins

Os resultados da avaliação são consolidados em boletins, que podem ser consultados pelas escolas estaduais e, também, pelas unidades municipais, técnicas e particulares que aderiram à avaliação. Os resultados apresentados nos boletins permitem à escola analisar o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria da Educação, melhorar a qualidade de aprendizagem dos seus alunos e da gestão escolar.

Acesse aqui os boletins de resultados

 

Idesp

O desempenho da unidade escolar no Saresp também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O índice, que é um dos principais indicadores da qualidade do ensino paulista, foi criado em 2007 e estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano. Por meio do Idesp é calculado o bônus por desempenho pago aos servidores da Educação.

Saiba aqui como é calculado o Idesp

Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp

© Todos os direitos reservados - Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo | SE-311.2 - Serviço de Apoio aos Sistemas Educacionais
Versão: 2.5.1 - Janeiro/2024