Conselho Municipal de Educação - São Bernardo do Campo

O Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado de caráter normativo, consultivo e deliberativo do Sistema Municipal de Ensino.

O CME é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, tendo representações do Poder Executivo, professores, diretores de escola, pais de alunos, sociedade civil, representantes das escolas particulares, do ensino superior e da Rede Estadual.

Possui como atribuições a fixação de diretrizes para a organização do Sistema Municipal de Ensino; o zelo pelo cumprimento das disposições legais e normativas em matéria de educação; assistir e orientar o Poder Público na condução dos assuntos educacionais; propor normas para instalação e funcionamento de escolas de Educação Infantil; e pronunciar-se em relação à instalação e o funcionamento de estabelecimentos de ensino, mantidos pelo Poder Público Municipal, e os de Educação Infantil mantidos pela iniciativa privada.


Agendas | Atas | Comissões e Grupos de Trabalho | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Composição | Deliberações | Legislação | Pareceres


NOTÍCIAS


CONAE 

São Bernardo rumo à CONAE 2022

Durante os meses de julho e agosto, foi realizada a Conferência Estadual de Educação – CONAE 2022, organizada pela UNCME-SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional São Paulo), delegados de todos os municípios do estado de São Paulo participaram durante três dias de atividades que culminaram na indicação de 194 delegados, que representarão o estado de São Paulo na Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 - nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro.

Os Delegados Eleitos na Etapa Municipal de São Bernardo do Campo participaram da Etapa Estadual e 6 (seis) deles seguem para a Etapa Nacional, sendo: Adriana de Azevedo, Adriana do Carmo, Evelyn de Oliveira, Joseleine Gomes, Rosangela Babinska e Vanessa Pina.

As listas completas dos delegados do estado de São Paulo que seguirão para a Etapa Nacional da CONAE 2022, assim como outras informações podem ser visualizadas no aqui.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO UNCME Nº 03/2022 

O Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação vem pelo presente Edital de Convocação e de acordo com o art. 19, Inciso V do Estatuto, convocar todos os Conselhos filiados à UNCME Nacional para o IV FÓRUM NACIONAL DE PRESIDENTES, que será realizado no município de Aracaju/SE, nos dias 07 e 08 de Julho de 2022.


UNCME REALIZARÁ FÓRUM NACIONAL DE PRESIDENTES DOS CONSELHOS

A UNCME realizará nos próximos dias 07 e 08 de julho de 2022 seu IV Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação.

Nas Edições anteriores realizadas em 2019 (presencialmente) e em 2020 e 2021 (virtualmente) o evento atingiu a participação de 1500 Conselheiros e teve nas duas últimas próximo a 45.500 visualizações.

Na Edição de 2022 a Temática principal do Fórum será o Funcionamento Pleno dos Conselhos de Educação Pós Pandemia entre outros temas será discutido a Implementação do Sistema Nacional de Educação e a Fiscalização dos Recursos da Educação no Brasil, além do Monitoramento dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação.

Segundo o Presidente Nacional da UNCME o Conselheiro Humberto Gonzaga que também é Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), os temas em debate no Evento deverão trazer sensíveis contribuições inclusive no contexto final na discursão da CONAE 2022.

A programação será divulgada no próximo dia 10 de maio devendo de forma prioritária participarem os Presidentes dos Conselhos Municipais e Estaduais de Educação e outros Educadores envolvidos com o Sistema Nacional de Educação.

Visite a página do IV Fórum Nacional de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação – 2022